UFC deve ampliar serviços de saúde à população após aquisição de novo edifício

Ação acontece após doação de antigo prédio da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará à Universidade. Complexo Hospitalar da UFC poderá ter mais espaços livres para prestar serviços de saúde.

Visando liberar e ampliar os espaços no Complexo Hospitalar Universitário para atividades de ensino e assistência à saúde da população, a Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe um incremento em seu patrimônio físico: a doação do antigo prédio da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT). Essa aquisição vai possibilitar a estruturação de um centro cirúrgico oftalmológico e o aumento da capacidade de realização de procedimentos de alta complexidade cirúrgica no Complexo Hospitalar da UFC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e situado no Campus do Porangabuçu.

LEIA MAIS | Professores da UFC pedem revisão de notas rebaixadas em Avaliação de Desempenho

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Morre Mirtes Amorim, ex-presidente da Adufc Sindicato, aos 79 anos

O local deve servir para abrigar as atividades administrativas, assistenciais e arquivísticas do Complexo Hospitalar da UFC. Dessa forma, o Complexo Hospitalar Universitário poderá ter mais espaços livres para prestar serviços de saúde à população.

A aquisição é resultado de articulações entre o Gabinete do Reitor e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A administração superior da Universidade fez uma visita institucional ao novo prédio, um edifício de quatro andares, na tarde da última terça-feira, 13, localizado na rua 24 de Maio, 178.

O superintendente da SPU, coronel Vandesvaldo Carvalho, e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, assinam o termo de cessão de uso do edifício.
O superintendente da SPU, coronel Vandesvaldo Carvalho, e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, assinam o termo de cessão de uso do edifício. (Foto: Viktor Braga/UFC)

O edifício que sediava a SRT estava fechado há três anos e soma cerca de 3 mil m² de área construída. A modificação deve transformar o edifício em um centro administrativo das atividades da UFC/Ebserh.

Conforme a diretora administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Neri, no local, devem funcionar os setores de atendimento ocupacional e saúde do trabalhador, o Ambulatório do Servidor e algumas triagens de pesquisa com atendimento à população.

“Tudo o que puder ser transferido de administração para cá traremos. Assim, serão liberados espaços no Complexo Hospitalar e poderemos criar um centro cirúrgico oftalmológico para desafogar o nosso centro cirúrgico, o que permitirá tanto um incremento no número de cirurgias de alta complexidade no próprio prédio do hospital quanto a ampliação do atendimento oftalmológico”, explicou Eugenie Neri.

O reitor da UFC, prof. Cândido Albuquerque, afirmou que o imóvel representa não só o crescimento do patrimônio físico, mas também da qualidade do trabalho prestado à sociedade. “Para muitos cidadãos de Fortaleza e do Interior, o Complexo Hospitalar é a única opção, seu ponto de apoio. Assumimos a responsabilidade de fazer com que esse prédio venha contribuir para aliviar a dor de muitas pessoas", afirmou o reitor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

universidade federal do ceará expnsão ufc complexo hospitalar universitário

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar