Quase 2.500 armas de fogo foram apreendidas em cinco meses no Ceará

Os dados compilados também indicam que as apreensões acompanham a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em Fortaleza e no Ceará

No Ceará, 2.497 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar (PMCE) e pela Polícia Civil do Estado (PCCE) nos cinco primeiros meses de 2021. Os dados são de um balanço realizado pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O número representa um aumento de 10,6%, se comparado ao mesmo período de 2020.

O balanço mostra um saldo positivo de 2.258 armas apreendidas em 2020, para as 2.497 apreensões em 2021. Somente no último mês de maio, foram 504 apreensões. Já no mesmo mês em 2020, 487 armas foram apreendidas, o que representa um aumento de 3,5%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No quinto mês deste ano, também foi registrado que a maioria das apreensões ocorreram durante as sextas-feiras, com 17,9% dos casos. Já em relação ao turno, 32,9% das apreensões ocorreram no período diurno, das seis horas da manhã até 11h59min. As armas foram confiscadas durante ações ostensivas ou investigativas.

Os dados indicam que a quantidade de armas apreendidas também acompanha a redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Fortaleza e no Ceará. O mês de maio apresentou 55,5% de retração (57 contra 128) e 33,2% de redução (365 contra 244), respectivamente. De acordo com a Geesp, o número de apreensões corresponde a uma média de quase 500 armas de fogo retiradas das mãos de suspeitos de crimes por mês. Além disso, de janeiro a maio de 2021, mais de 14 mil pessoas foram capturadas.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira, os números mostram um empenho dos profissionais de segurança. “A Polícia Militar do Ceará, através das suas mais variadas formas de atuação no Estado, vem realizando diversas capturas, além de apreensões de armas e de drogas em todo o território cearense. Isso é muito importante para a redução dos índices criminais e também mostra o empenho e a dedicação das tropas no terreno”, afirmou por meio da assessoria de imprensa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segurança pública Ceará fortaleza apreensão armas fogo ceará polícias ceará Polícia Civil Estado Ceará Polícia Militar Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar