Participamos do

Dia do Gari é comemorado neste domingo e Sindicato da categoria cobra vacinação

A associação declarou que muitos dos trabalhadores de limpeza atuam em locais com alto risco de contágio pelo novo coronavírus, além de sofrerem com os efeitos da desigualdade social durante o período da pandemia
19:01 | Mai. 15, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo, 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari. Aproveitando a data, o Sindicato da categoria emitiu comunicado parabenizando esses profissionais, além de ter chamado atenção para sua importância na sociedade, cobrando que os trabalhadores tenham acesso rápido à vacina. De acordo com a entidade, desde o início da pandemia, os garis se configuram como uma categoria essencial e, por isso, em nenhum momento interromperam suas atividades presenciais.

LEIA TAMBÉMCovid-19: profissionais da saúde cobram vacina para todos em manifesto

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios e Limpeza Pública do Estado do Ceará (SEAACONCE) ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades e os perigos trazidos pela pandemia do novo coronavírus, a categoria não foi incluída como prioridade no plano de vacinação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o SEAACONCE, muitos garis e outros trabalhadores de limpeza, como os profissionais de asseio e conservação, atuam, inclusive, em hospitais, UPAs, postos de saúde ou nas proximidades desses equipamentos, além de utilizarem transporte público.

Além dessa exposição aos riscos, há também os efeitos socioeconômicos da desigualdade social, que costumam repercutir em aspectos como alimentação, dificuldade de acesso a cuidados de saúde, pouca frequência em consultas médicas e realização de exames. Assim, muitos desses trabalhadores, geralmente sem saber, possuem comorbidades.

LEIA TAMBÉM: Criança ganha festa de aniversário com tema de gari em Fortaleza

A data

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. Na época, os moradores que queriam que as ruas fossem limpas após a passagem de cavalos chamavam os "garis". A categoria, no entanto, só foi instituída em 16 de maio de 1962. A data ficou conhecida como o Dia do Gari.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags