Ceará atinge melhor marca em apreensão de arma de fogo nos últimos três anos

Foram apreendidas 1.486 armas nos primeiros três meses de 2021, janeiro a março. A quantidade fica atrás apenas das 1.798 armas apreendidas no primeiro trimestre de 2018

Em 2021, o Ceará registrou apreensão de 1.486 armas de fogo nos primeiros três meses do ano, janeiro a março. A quantidade é a melhor em três anos, ficando atrás apenas das 1.798 armas apreendidas no primeiro trimestre de 2018. Em comparação ao mesmo período no ano passado, em que foram apreendidas 1.215 armas, o Estado teve alta de 22,3%. Já em 2019, o total foi 1.394. O acumulado em 2021 inclui 522 apreensões em janeiro, 450 em fevereiro e 514 contabilizadas em março.

O levantamento foi feito pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) divulgado nesta quinta-feira, 8.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante as apreensões no Estado, seis unidades do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) espalhadas pelo território cearense foram responsáveis pelas atividades. Na marca registrada em 2021, o CPRaio apreendeu 453 armas, contabilizando 30,5% do total de apreensões.

LEIA MAIS | Cinco pessoas são presas e três armas apreendidas durante ação em Maranguape

O comandante do CPRaio, tenente-coronel Kilderlan Sousa, analisa que as armas de fogo e os homicídios têm uma forte ligação. “É importante registrar que as armas de fogo no Brasil são um dos principais vetores de violência… Os dados apontam que as armas são o principal instrumento de agressão utilizado para o cometimento de mortes violentas no Brasil. Esses números impressionam e, por consequência, direcionam o policiamento diário empregado nas ruas de todo o território cearense com foco na apreensão da arma de fogo e na prevenção de crimes correlatos”, informa.

De acordo com o delegado Harley Filho, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a redução da oferta de armas de fogo nas mãos de criminosos impacta diretamente na queda dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). “É de suma importância a apreensão de armas de fogo no contexto da redução dos índices de homicídios, pois é notório que grande parte dos assassinatos praticados no Estado são perpetrados com o uso de armas de fogo. Com isso, se constata uma ação contundente da Polícia para intensificar as ações voltadas à apreensão das armas de fogo”, explica.

LEIA MAIS | Posse de arma de fogo é regulamentada para policiais penais no Ceará

Para auxiliar nas apreensões das armas de fogo no Estado, a SSPDS disponibiliza o número 181, o Disque-Denúncia, para que a população possa ajudar a intensificar as ações pelas forças de segurança. As ligações são gratuitas, e o serviço é oferecido 24 horas por dia. O órgão garante sigilo para preservar o denunciante. As informações sigilosas são tratadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Tanto unidades da Polícia Militar quanto delegacias de Polícia Civil também contam com o serviço de recebimento de denúncias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

APREENSÃO ARMAS CEARÁ ARMAS DE FOGO CEARÁ APREENSÃO ARMAS 2021 APREENSÃO ARMAS DE FOGO SEGURANÇA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar