PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

O que funciona no feriado da Data Magna do Ceará, 25 de março

Próximo dia 25 marca a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da data nacional. O feriado é estadual, mas o funcionamento de alguns setores foi afetado devido ao lockdown.

Marília Freitas
13:16 | 23/03/2021
Supermercados são considerados como serviços essenciais neste feriado e funcionarão normalmente na próxima quinta-feira, 25.  (Foto: Thais Mesquita)
Supermercados são considerados como serviços essenciais neste feriado e funcionarão normalmente na próxima quinta-feira, 25. (Foto: Thais Mesquita)

Na próxima quinta-feira, 25, é lembrada a Data Magna do Ceará. O feriado é uma homenagem a abolição dos escravos no Ceará, a primeira província do País a adotar a medida, no dia 25 de março de 1884. A abolição aconteceu quatro anos antes da data nacional, mesmo o Brasil sendo a última nação a abolir a escravatura.

LEIA TAMBÉM | Data Magna do Ceará: primeira província a libertar escravizados manteve exploração mesmo após abolição, aponta historiadora

Fixado por emenda à Constituição publicada no Diário Oficial do Estado de 6 de dezembro de 2011, que alterou o artigo 18 da Constituição cearense, o feriado é estadual. O POVO elencou o funcionamento de alguns serviços e estabelecimentos no Estado durante o feriado. O Ceará segue em lockdown até o próximo dia 28. Confira o funcionamento:

Supermercados - Funcionamento normal, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). Os supermercados fecham somente nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

LEIA TAMBÉM | É falso que supermercados irão fechar durante lockdown, alerta Camilo

Postos de combustível - Funcionamento normal, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

Órgãos federais - Não funcionarão, de acordo com a Portaria Nº 430, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelecidos os dias de ponto facultativo no ano de 2021.

Shoppings - Não funcionarão, devido ao decreto de isolamento social rígido, o lockdown, em vigor até próximo dia 28 de março. A plataforma de vendas online do RioMar Kennedy e do RioMar Fortaleza segue funcionando das 9 às 21 horas.

No Shopping Aldeota, apenas serviços essenciais funcionarão: supermercado, lojas de departamento e clínicas de vacinação. O Grand Shopping terá apenas serviços essenciais funcionando. As lojas Americanas abrem de 11h às 17h. O banco Itaú e as clínicas Unimed e Seu Médico estarão fechadas.

No North Shopping Fortaleza, funcionarão no feriado: Clínica SiM, das 7h às 20h; Farmácias Pague Menos (Acesso C), das 7h às 20h; Lojas Americanas, das 10h às 19h; Lotérica, das 10h às 19h; Super Lagoa, das 7h às 20h; e lojas apenas em serviço de delivery, das 10h às 22h.

No North Shopping Jóquei, funcionarão no feriado: Clínica SantaMed, das 7h às 19h; Clínica Vacinart, das 8h às 19h; Farmácia Pague Menos, das 10h às 18h; Lojas Americanas, das 10h às 19h; Lotérica, das 10h às 19h; e lojas em serviço de delivery, das 10h às 22h.

No North Shopping Maracanaú, funcionarão no feriado: Clínica SiM, de 7h às 19h; Farmácias Pague Menos, das 10h às 18h; Lojas Americanas, das 10h às 19h; e lojas e quiosques em serviço de delivery, das 10h às 17h; e praça de alimentação, em serviço de delivery, das 10h às 22h. A agência da Caixa Econômica Federal estará fechada.

No Via Sul Shopping, funcionarão no feriado: Clínica SiM, das 7h às 12h; Lojas Americanas, de 10h às 17h; e lojas e quiosques em serviço de delivery, incluindo a praça de alimentação, das 10h às 22h. A agência da Caixa Econômica Federal estará fechada.

No Shopping Benfica, funcionarão no feriado: Pague Menos e Americanas, das 10h às 18h; São Luiz, das 07h às 20h; Prevtop, das 09h às 20h; Clubinho Pet, das 09h às 20h; Bancos Caixa, Santander; clínica Liv, lotérica e AMC estarão fechados.

Comércio, lojas de rua e serviços similares - Não funcionarão, devido ao lockdown, com exceção de lojas em regime de delivery.

Centro Fashion Fortaleza - Não funcionará presencialmente devido ao lockdown. Entretanto, a feira digital segue através do site, com cerca de mil marcas do estabelecimento à disposição para compras.

Cagece - Segue organizando os horários de funcionamento.

Enel - A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado, com operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros trabalhando. O esquema envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, oferecendo todos os serviços da companhia. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado.

As lojas de atendimento estarão fechadas na quinta-feira e abrirão na sexta-feira, 26. Nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento é feito por meio do agendamento no site www.enel.com.br ou na própria loja.

Em caso de ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS  e Android; pelo site da companhia , pelas redes sociais no Facebook e Twitter  ou ainda pela Central de Atendimento: 0800 285 0196.

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Metrofor - Segue atualizando os horários.

Ceasa - O mercado funciona normalmente, apenas a administração fecha na quinta-feira, 25. A decisão é válida para as todas as unidades: Maracanaú, Barbalha e Tianguá.

Postos de saúde e UPAs - Das 8h às 17h, um total de 43 postos de saúde estarão abertos exclusivamente vacinando idosos agendados pela Prefeitura a partir do cadastro na plataforma Saúde Digital. A relação dos idosos agendados estará disponível no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, informando os horários, datas e locais onde os idosos deverão comparecer. Também haverá comunicação por mensagem.

Outros seis postos estarão abertos, das 8h às 17h. Cada posto contará com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, que realizam o acolhimento, triagem e consultas de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Confira os postos de saúde que atenderão casos de síndrome gripal:

Quinta-feira (25/03) - feriado Data Magna do Ceará:
Casemiro Filho
Aída Santos
Meton de Alencar
Francisco Monteiro
Siqueira
Luis Franklin

Sábado e domingo (27 e 28/03):
Rebouças Macambira
Aída Santos
Meton de Alencar
Valdevino de Carvalho
Parque São José
Osmar Viana

Lockdown em todo o Ceará segue até próximo dia 28

O Ceará é o único Estado do País a adotar o lockdown em todos os municípios. Com o intuito de frear a contaminação do coronavírus, a medida de isolamento social rígido segue por todo o Estado até o próximo dia 28 de março. No intervalo, apenas atividades essenciais funcionam.

O que pode funcionar?

- Setores da indústria e da construção civil;

- Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral;

- Serviços de call center;

- Os estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;

- Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

- Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;

- Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;

- Comércio de material de construção;

- Empresas de serviços de manutenção de elevadores;

- Correios;

- Distribuidoras e revendedoras de água e gás;

- Empresas da área de logística;

- Distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações;

- Segurança privada;

- Postos de combustíveis;

- Funerárias;

- Estabelecimentos bancários;

- Lotéricas;

- Padarias, vedado o consumo interno;

- Clínicas veterinárias;

- Lojas de produtos para animais;

- Lavanderias;

- Supermercados/congêneres

O que é proibido funcionar durante o lockdown no Ceará:

- Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

- Templos, igrejas e demais instituições religiosas;

- Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

- Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

- Lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

- shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos;

- Estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam: treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 (três) anos;

- Feiras e exposições;

- O funcionamento de barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

- A realização de festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

- A prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.