Vale do Jaguaribe tem fortes chuvas entre sexta e sábado; volume do Castanhão sobe 28 cm em dois dias

As fortes precipitações seguiram durante toda madrugada na região e ainda aconteciam durante a manhã de hoje

Os municípios localizados no Vale do Jaguaribe, principal bacia hídrica do Ceará, registraram chuvas intensas no período entre às 7 horas da manhã dessa sexta-feira, 19, e o mesmo horário deste sábado, 20, segundo levantamento realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com as fortes precipitações, o volume do açude Castanhão subiu 28 centímetros em dois dias e chegou a atingir 10,78% de sua capacidade — maior nível já registrado desde o inicio da quadra chuvosa no Estado este ano.

Boa parte do registro das precipitações na região ocorreu nessa última sexta, dia de São José, santo padroeiro do Ceará e tradicionalmente conhecido por ser provedor de chuvas. As fortes chuvas seguiram durante toda madrugada na região e ainda aconteciam durante a manhã de hoje. No total, choveu em 57 municípios dos 118 que informaram os registros à Funceme.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS | 

No dia de São José, chove em 122 municípios no Ceará; Fortaleza apresenta céu com nuvens

"Antecipação do céu": as origens da relação afetiva dos cearenses com a chuva

Conforme monitoramento, entre o período avaliado o município da região que registrou as maiores chuvas foi Moradora Nova, cujo posto localizado em Uiraporanga anotou precipitação de 48,2 milímetros. Alto Santo teve o segundo maior índice, com 46,2 milímetros. Em seguida vem Iracema (44 mm), Jaguaretama (41,6 mm) e São João do Jaguaribe (33 mm). 

As chuvas intensas colaboraram para um aumento de volume do açude Castanhão. No dia primeiro de fevereiro, inicio da quadra chuvosa no Estado, a represa estava com 10,51% de sua capacidades atingida, conforme relatório feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Desde então o índice não tem apresentado perdas significativas, principalmente após o açude começar a ser abastecido com parte das águas vindas do rio São Francisco — há dez dias — e na última quinta-feira, 18, o reservatório atingiu 10,49% de sua capacidade. Neste sábado, contudo, a marca do início de fevereiro foi ultrapassada, após o reservatório atingir 10,78% de sua capacidade, que equivale a 722,2 milhões de metros cúbicos.

Confira as 10 maiores chuvas por posto do dia

- Morada Nova (Posto: UIRAPONGA) : 48.2mm

- Morada Nova (Posto: ROLDAO) : 48mm

- Alto Santo (Posto: CASTANHAO) : 46.2mm

- Quixadá (Posto: TAPUIARA) : 46mm

- Iracema (Posto: EMA) : 44mm

- Jaguaretama (Posto: FAZENDA COQUE) : 41.6mm

- Morada Nova (Posto: ACUDE CIPOADA) : 41mm

- Alto Santo (Posto: ACUDE RIACHO DA SERRA) : 40mm

- São João Do Jaguaribe (Posto: FAZENDA LOGRADOURO) : 33mm

- Alto Santo (Posto: ALTO SANTO) : 31.6mm 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas vale do jaguaribe açude castanhão aumenta volume chuvas são josé ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar