Águas da transposição do rio São Francisco chegam ao Castanhão

Depois de dez dias percorrendo um caminho de 300 km entre o Cinturão das Águas e o Castanhão, as águas do Velho Chico chegam ao maior reservatório do Ceará

Após mais de uma década de espera, as águas do Rio São Francisco chegaram ao Açude Castanhão nesta quarta-feira, 10. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), por meio de suas redes sociais.

O repórter fotográfico Aurélio Alves fez imagens exclusivas da chegada das águas e do Castanhão no dia em que se encontrou com a transposição:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Momento histórico para o nosso Estado. As águas do São Francisco percorreram os 300 km, incluindo o Cinturão das Águas, e chegaram ao açude Castanhão na tarde desta quarta-feira. Cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe", disse Camilo.

Clique na imagem para abrir a galeria

O governador lembra que a Comporta do CAC para receber as águas do São Francisco foi aberta no último dia 1º, em Missão Velha, e a previsão inicial era de chegar ao Castanhão em 30 dias, mas as chuvas intensas aceleraram o processo de transferência das águas. Essa foi uma luta de todos os cearenses!", completou.

Leia também | O encontro entre São Francisco e o Castanhão

Além de representar uma garantia hídrica no abastecimento de parte do Ceará, o novo fluxo deve estimular a atividade produtiva rural no Vale do Jaguaribe.

Durante o primeiro dia de março, foi realizada a abertura da comporta do km 53 das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início ao caminho concluído nesta quarta-feira.

Antes da chegada ao açude Castanhão as águas do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o dia 1º, onde foi aberta a comporta do Cinturão das Águas, e vão continuar com o monitoramento do nível do açude Castanhão para medir a vazão que vai entrando no reservatório.

O professor universitário e médico, Odorico Moraes, que tem aproveitado o momento para fazer registros na região do Castanhão, celebra o marco.

"Todos os cearenses esperam desde o primeiro projeto são 174 anos para que isso pudesse se concretizar, o momento que utilizaríamos as águas do São Francisco. Então, isso criou grande expectativa para a população. Principalmente para as pessoas que dependem da água do São Francisco, e para nós, de Fortaleza, em função do abastecimento da cidade".

Do Castanhão, a água do São Francisco percorre o Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza, onde abastece a Capital e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Veja o vídeo veiculado pelo governador Camilo Santana:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

castanhão transposição do rio sao francisco

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar