No dia de São José, chove em 122 municípios no Ceará; Fortaleza apresenta céu com nuvens

Posto Abaiara foi o que registrou maior volume de chuva nas últimas 24 horas

Um dos dias mais aguardados do ano para o povo cearense, o Dia de São José, celebrado nesta sexta-feira, 19 de março, registrou chuva em grande parte do Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve precipitação em 122 municípios. O balanço diário reúne as chuvas no intervalo de 24 horas, das 7 horas de quinta-feira até o mesmo horário da sexta. Os números foram atualizados às 15h50min.

A maior chuva foi registrada em Abaiara, no Cariri. Foram 82 milímetros. Coreaú, na região da Ibiapaba, e Assaré, no Sertão Central e Inhamuns, registraram 58 milímetros cada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Granja, na região do Litoral Norte, com 52 milímetros, e Nova Olinda, no Cariri, com 51 milímetros, completam a lista dos cinco municípios com mais chuvas em 24 horas.

Em Fortaleza, foram observados 5,8 milímetros no posto de Messejana.

Para o fim de semana, a Funceme informou que a previsão é de cenário semelhante ao desta sexta, mas "favorável para chuvas um pouco mais abrangentes no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité."

No domingo, 21, "a tendência é de precipitações isoladas em todas as macrorregiões do Estado".

LEIA TAMBÉM | As origens da relação afetiva dos cearenses com a chuva

Tradição de chuva no Dia de São José

Santo padroeiro do Ceará, São José é associado na crença popular à indicação sobre a quantidade de chuvas. Na crença do sertanejo, se as chuvas não começarem até o 19 de março, será ano de quadra chuvosa ruim.

Em levantamento histórico da Funceme, O POVO mostra que nos últimos 21 anos choveu no dia 19 março. Agora será que em todos esses anos houve chuva acima da média histórica? Porém, isso nem sempre significou boa quadra chuvosa.

Existe, todavia, uma explicação científica para as chuvas nesta data. O 19 de março coincide com o início do equinócio de outono, que influencia na ocorrência de precipitações. No equinócio de outono, os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol. O tempo de noite é igual, portanto, ao tempo do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente traz chuvas.

LEIA TAMBÉM | Exemplo a ser seguido na visão dos fiéis católicos, conheça a história de São José, o homem escolhido para ser pai de Jesus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

são josé chuvas no ceará chuva ceará chuva em fortaleza dia de são josé feriado de são josé funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar