Ibiapaba pode ter chuvas acima do normal; risco de seca é maior no Centro Sul

Prognóstico inspira alerta em relação aos recursos hídricos. Secretário garante que ações estão sendo planejadas para evitar crises

O Ceará tem 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021, de acordo com o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira, 20. Na distribuição pelo Ceará, os modelos  estatísticos e o sistema de previsão climática indicam a presença de um gradiente de chuvas sul-norte.

O prognóstico climático aponta que anomalias positivas poderão trazer chuvas acima do normal para o extremo noroeste do Estado, que abrange as macrorregiões Ibiapaba, Litoral Norte e Litoral do Pecém.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o Centro Sul poderá sofrer com anomalias negativas que aumentam as chances de precipitações abaixo do normal. O cenário inspira alerta para os recursos hídricos cearenses. No Centro Sul estão alguns dos maiores reservatórios do Ceará, como o Castanhão.

"As maiores preocupações são no Sertão Central, onde a Bacia do Banabuiú está em torno de 10% de reserva hídrica e o Médio Jaguaribe, também com 10%. O Alto Jaguaribe, que está em torno de 20%, e Sertões de Crateús, com 28%, também", analisa o o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. "Na Região Metropolitana de Fortaleza, embora com pouco mais de 50% no macrossistema, temos que lembrar que o consumo é muito alto e tem aumentado em decorrência da pandemia", completa.

Segundo Teixeira, o prognóstico de clima para os próximos meses alerta para maior parcimônia no uso da água e para o controle da liberação dos reservatórios. O secretário afirmou que áreas que já enfrentam uma crise hídrica, como os municípios de Monsenhor Tabosa e Pedra Branca, continuarão a receber "uma atenção especial do Estado", por meio de ações como a construção de poços.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FUNCEME CHUVAS CEARÁ PROGNÓSTICO FUNCEME CEARÁ CHUVAS CEARA 2021 QUADRA CHUVOSA CEARA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar