Ceará tem dia mais chuvoso desde o início do ano de ontem para hoje, com chuva em 98 municípios

O Estado acumulou média de 10,9 milímetros de chuva, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 9h05min de hoje

Ainda em período de pré-quadra chuvosa, o Ceará registrou as 24 horas com mais chuvas em janeiro até o momento, das 7 horas da terça-feira, 19, até as 7 horas desta quarta-feira, 20. O Estado acumulou no período média de 10,9 milímetros de chuva, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 9h05min de hoje. Houve chuva em 98 municípios, com destaque para o Norte do Estado.

Existem condições de tempo favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões do Ceará até a quinta-feira, 21, conforme análise realizada pela Funceme. A expectativa é que as precipitações alcancem mais de 50% de cada região. Dentre as maiores chuvas registradas na manhã de hoje estão os municípios de Granja, onde choveu 86 milímetros, Camocim (80 mm), Marco (74.2mm) e Fortim (64mm).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos períodos da tarde e da noite de hoje, os principais acumulados deverão ocorrer no noroeste do Estado, entre as macrorregiões da Ibiapaba e Litoral Norte. Nas demais áreas, as chuvas poderão seguir ocorrendo, mas em porções mais restritas de cada território.

"Os acumulados deste começo de semana e aqueles previstos nos próximos dias estão relacionados à formação de áreas de instabilidade que se formaram, principalmente, pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), que estão situados sobre região Nordeste e também a leste, próximo ao Sergipe", explica a Funceme. 

Antes, as maiores chuvas no Estado desde o início de 2021 haviam sido registradas de segunda para terça-feira, com 2,7 milímetros, e de domingo para a última segunda-feira, de 2 milímetros. Nos demais dias, não houve chuvas significativas. A análise é sempre feita levando em conta as 7 horas da manhã de um dia até as 7 horas do dia seguinte.

Nesta quarta-feira, a Funceme divulgou que o Ceará tem 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021, os primeiros e mais importantes da quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio.

Confira as 10 maiores chuvas por posto do dia:

(com dados da Funceme atualizados às 9h10min)

Granja (Posto: Tiaia de Baixo): 86mm
Camocim (Posto: Camocim): 80mm
Marco (Posto: Panacui): 74.2mm
Fortim (Posto: Fortim): 64mm
Santana Do Acaraú (Posto: Santana do Acaraú): 63.2mm
Redenção (Posto: Redenção): 57.6mm
Groaíras (Posto: Groairas): 53.1mm
Jati (Posto: Sítio Macapá): 51mm
Barreira (Posto: Barreira): 51mm
Missão Velha (Posto: Gameleiro de S. Sebastião): 47mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva ceara dia mais chuvoso 2021 dia mais chuvoso até agora chuva ceará precipitações ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar