Participamos do

Treze mil famílias serão beneficiadas no Projeto São José IV

Em live transmitida pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 25, o governador Camilo Santana assinou a quarta edição do projeto, que deve beneficiar mais de 13 mil famílias e inclui treinamento e capacitação de famílias indígenas, quilombolas e de mulheres agricultoras
13:50 | Nov. 25, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Por meio de live transmitida das redes sociais, o governador do Estado Camilo Santana (PT) assinou, na tarde desta quarta-feira, 25, a quarta etapa do Projeto São José (PSJ), que deve beneficiar mais de 13 mil famílias com ações voltadas à agricultura e à pecuária. O projeto prevê investimento de U$S 159 milhões em segurança hídrica, inclusão produtiva e assistência técnica pelos próximos cinco anos. Os recursos são oriundos de um acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial e devem incluir, além dos lavradores, também indígenas, comunidades quilombolas, mulheres agricultoras e agricultores jovens.

“Você imagina a diferença que faz o agricultor preparar a terra com uma enxada e o outro, com um trator. O investimento deve incluir também todo o treinamento e capacitação dessas famílias”, avisa, durante a live realizada direto do Palácio da Abolição, o governador. O projeto contou também com a assinatura do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, e do coordenador do Projeto São José, Lafaiete Almeida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) divulgou na última quinta-feira, 13, os primeiros detalhes para a execução da nova etapa do Projeto São José

LEIA MAIS| 66 mil famílias foram beneficiadas na terceira etapa do Projeto São José 

O investimento total inclui cerca de U$S 65 milhões para inclusão social e produtiva, com foco no acesso ao mercado e implantação de tecnologias de convivência com o semiárido, e U$S 53 milhões para a implantação de sistemas de abastecimento de água e saneamento rural. O PSJ IV inclui ainda ações voltadas para capacitações, cursos e intercâmbios com beneficiários e elaboração de estudos técnicos.

Entre 2015 e 2020, o São José foi responsável pela implantação de 259 sistemas de abastecimento d´água em 99 municípios do Estado, beneficiando 145.613 cearenses. Outras 8.853 famílias foram atendidas com a implantação de 267 projetos produtivos nas áreas de apicultura (63 projetos), ovinocaprinocultura (53), bovinocultura (38), fruticultura (27), cajucultura (26), mandiocultura (23), dentre outras.

Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer no dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Estado. Com a confirmação dos três primeiros casos de Covid-19 no domingo anterior, 15 de março, a solenidade foi adiada. A cerimônia oficial não contou a presença dos beneficiários, como ocorreu em edições anteriores, seguindo a orientação das autoridades sanitárias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar