Participamos do

Ruptura em tubulação de barragem no Ceará não oferece riscos; vazamento já foi contido

Estrutura que recebe as águas do rio São Francisco para distribuir ao Estado teve ruptura em encanamento nesta sexta-feira, 21, em Jati. Não há riscos à população e nem à barragem
21:33 | Ago. 21, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 22h05min

Após avaliação feita por engenheiros da obra e técnicos da Defesa Civil de Jati, foi constatado que o rompimento da tubulação de barragem que recebe água da Transposição do Rio São Francisco no Ceará não oferece riscos de danos à estrutura e nem à população. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os testes operacionais do Cinturão das Águas (CAC), que teve comporta do Eixo Norte aberta nessa quinta-feira, 20, serão mantidos. Pasta informou que o vazamento já foi contido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O rompimento foi registrado na tarde desta sexta-feira, 21, quando o vazamento de uma das tomadas d'água causou a ruptura do encanamento e assustou moradores da região. De acordo com nota do MDR, equipes técnicas atuam desde o inicio da ocorrência com o objetivo de realizar os reparos na estrutura. Equipes seguem trabalhando no local para avaliar possíveis danos e intervenções.

Com o vazamento de água, a rede elétrica da estrutura acabou sendo atingida e foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta. "A situação no local está estabilizada após o fechamento da comporta. Equipes técnicas da Pasta mantêm os trabalhos em campo para verificar danos à estrutura e avaliar necessidades de reparos", diz nota do MDR.

"De acordo com as avaliações de engenheiros no local, não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno", frisa a pasta. A ruptura ocorre um dia após a comporta do reservatório Jati, no interior do Ceará, ser acionada para liberar as águas do São Francisco para o abastecimento do Estado.

O Corpo de Bombeiros confirma que nenhum dano ou alagamento foi causado em residências da região. O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, afirmou que há preocupação de que a água cause erosão na barragem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar