Participamos do

Veja como Darlan, um dos homens mais procurados do Ceará, foi localizado e morto no RJ

O foragido da Justiça nunca havia sido preso. Ele foi localizado em um imóvel, no estado do Rio de Janeiro, reagiu à prisão, trocou tiros com a Polícia e morreu no local
14:40 | Jul. 31, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após oito meses de levantamentos de inteligência para prender um dos indivíduos mais procurados do Estado, a Polícia Civil localizou Alban Darlan Batista Guerra, 25. O foragido da Justiça cearense estava escondido em um imóvel do bairro Gardênia Azul, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na madrugada desta sexta-feira, 31, Darlan trocou tiros com equipes da Polícia Civil do Rio, foi baleado e morreu no local. Na ação, foram apreendidos uma pistola calibre ponto 40 e um automóvel de luxo com placas de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Darlan nunca havia sido preso, mas é suspeito de mais de 10 homicídios, entre eles, o do advogado e ex-vereador de Caucaia, Erivaldo Rodrigues

Darlan era um dos braço direito de Francisco Cilas de Moura Araújo, conhecido como Mago, preso no último dia 7 de junho, na cidade de Teresina, no Piauí. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, no fim da manhã desta sexta, 31, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o titular da pasta, André Costa. Segundo o secretário, o trabalho foi desenvolvido pelas equipes do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Há alguns meses, André Costa convocou a força tarefa com o objetivo de desarticular o grupo criminoso que atua em Caucaia. De acordo com Nelson Pimentel, diretor do DIP, foram entre seis e oito meses de investigações na localização de suspeitos apontados como chefes em Caucaia. No dia 10 de julho, foi preso o Wallison "Guabiru", que era o executor da organização criminosa. “O Darlan possuía uma peculiaridade. Ele tinha por característica de se esconder no mato, em Caucaia. Montamos diversas operações para saturar o matagal e forçá-lo a sair de lá, mas ele fugiu. Nós acreditamos que operações na cidade tenham forçado a retirada do Darlan”, informa. No dia 28 de julho, com informações de inteligência cibernética, foi possível identificar a localização do criminoso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na manhã desta quinta-feira, 30, segundo Pimentel, a Polícia já tinha o endereço do local onde o criminoso estava escondido. Nesta sexta-feira, 31, uma equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores do Rio se deslocou até o imóvel, tirou uma fotografia na frente da casa e foi verificado que havia um veículo com a placa de Caucaia. Com o uso do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), a Polícia conseguiu identificar que o carro fez o trajeto de Fortaleza, saindo no último dia 26 e chegando ao Rio de Janeiro no dia 28 de julho. “Todas as informações estavam casando para que o Darlan estivesse nessa casa no bairro Gardênia Azul, no Rio de Janeiro”, diz.

Na ação, houve troca de tiros, mas os policiais não se feriram. De acordo com o delegado Pimentel, Darlan é acusado de dezenas de homicídios e formalmente, a Polícia tem cerca de 10 inquéritos policiais, muitos dessas mortes como executor e outras como mandante. Darlan nunca foi preso e usava da rede de proteção que a quadrilha tinha no município de Caucaia. “Ele tinha uma rede de informações ao ponto que, sempre que íamos em busca dele, o Darlan sempre tinha essa informação, conseguia fugir e isso dificultava as nossas informações”, aponta. A Polícia deve continuar as investigações sobre o grupo criminoso de Caucaia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar