Participamos do

Crio promove mutirão de atendimento com orientações sobre doenças da cabeça e do corpo

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de se prevenir. Por causa da pandemia, o número de pessoas será reduzido a 20 pacientes
11:16 | Jul. 23, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro Regional Integrado de Oncologia promoverá no próximo sábado, 25, o 5º mutirão de atendimento gratuito com orientações à população sobre doenças da cabeça e do pescoço. O evento faz parte de uma campanha nacional de prevenção ao câncer, em comemoração ao Julho Verde. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de se prevenir. A iniciativa conta com o apoio da Merk e da Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer.

Em razão da pandemia e da necessidade de distanciamento social, o mutirão atenderá a um número reduzido de pessoas neste ano. A medida é uma forma de evitar aglomeração ou exposição dos participantes ao risco de contaminação. Por isso, os interessados em participar do evento devem fazer uma inscrição prévia por meio do WhatsApp (85) 99690-0550, onde serão repassadas as informações de agendamento. Apenas 20 vagas estão disponíveis.

Mutirão abordará questões sobre a prevenção ao câncer

Assuntos relacionados a prevenção e atenção aos fatores de risco para o câncer, serão temas discutidos durante a triagem no 5º mutirão. De acordo com Hugo Luz, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço-CE, um nódulo no pescoço, uma ferida ou afta na boca e rouquidão persistentes são sintomas preocupantes se não desaparecerem em até 21 dias. Para estes casos, orienta-se a avaliação de um médico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Cartilha orienta sobre prevenção à Covid-19 para população em situação de rua

O Crio também destaca que uma parcela significativa dos cânceres na região da cabeça e do pescoço é ocasionada pelo consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. “Devido à grande parcela do público masculino com esses hábitos, os homens são os mais atingidos pela doença em relação às mulheres”, detalha em nota.

O câncer na cavidade oral tem uma das maiores estimativas de novos casos para 2020. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), informados pelo Crio, a expectativa é de 15.190. O câncer se instala na cavidade oral, em locais como assoalho da boca, gengiva, língua ou mucosa bucal. O tabagismo e consumo de álcool também influenciam nessa incidência.

Há ainda a estimativa de que, para cada ano do triênio 2020-2022, surjam cerca de 6.470 novos casos de câncer de laringe em homens e 1.180 em mulheres, no Brasil. “O risco será de 6,20 casos novos a cada 100 mil homens e de 1,06 casos novos a cada 100 mil mulheres”, salienta o Crio. O câncer de laringe ocorre principalmente em homens com idade acima dos 40 anos. O tipo histológico mais comum é o carcinoma de células escamosas.

Para o Brasil, no mesmo triênio 2020-2022, são esperados 625 mil casos de câncer de pele. O câncer de pele não melanoma deverá ser o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). 

Segundo o Centro de Oncologia, outro fator que influencia na incidência do câncer entre pessoas mais jovens, é o HPV, um tipo de vírus de transmissão por contato principalmente sexual. A maioria dos casos pode ser evitada por meio de ações preventivas, esclarece a entidade. O mutirão acontecerá no Ambulatório do Crio – Rua Francisco Calaça, Álvaro Weyne, 1300. Mais informações pelo contato (85) 3521.1526

Serviço

Mutirão de atendimento gratuito e orientação sobre doenças
QUANDO: sábado, 25/7, das 8h às 11h
ENDEREÇO: Rua Francisco Calaça, 1300, Álvaro Weyne, Fortaleza, Ceará - Brasil
INSCRIÇÃO: WhatsApp (85) 99690-0550
MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3521.1526

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar