PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Temperatura em município cearense sobe 20°C da noite pro dia

De acordo com a Funceme, a variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação

20:18 | 08/07/2020
Barro, no Ceará, registrou hoje 35 graus e ontem, 15 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Barro, no Ceará, registrou hoje 35 graus e ontem, 15 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O município de Barro, no Ceará, chegou a 35.2 ºC na tarde desta quarta-feira, 8. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi a temperatura mais alta no período vespertino. Em contrapartida, a cidade registrou ontem uma mínima de 15,4 ºC.

LEIA MAIS | Fortaleza tem temperatura de 21º, Sobral e Tauá chegam a 20º: entenda por quê

Segundo a Funceme, o fenômeno, chamado de amplitude têrmica, não é inusitado. "Uma é máxima e a outra é minima. As máximas de todos os municípios do Ceará ocorrem geralmente no período da tarde, entre 14h e 15h. É normal que isso aconteça".

De acordo com o órgão, a variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação. Em dias com céu limpo, como observado nesta quarta em maior parte do Ceará, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade por não ter a presença de nuvens para bloquear a passagem. "Com isso, aquece mais a superfície terrestre em comparação a dias com céu nublado. Vale ressaltar que o pico das temperaturas máximas ocorre, em média, por volta das 14h", comunicou a Funceme em nota.

Já durante a noite, também em dias sem nebulosidade, a radiação dissipada da superfície se perde com mais facilidade, o que deixa o ambiente com uma menor temperatura. "O pico das temperaturas mínimas ocorre, geralmente por volta das 5 ou 6h. Quando, pelo contrário, houver maior nebulosidade, as nuvens, durante a noite, impedem que a radiação se perca, funcionando como uma “tampa”, deixando assim, as temperaturas mínimas mais elevadas", afirma.

LEIA MAIS | Condição de tempo mais estável deve trazer de volta o calor ao Ceará, afirma Funceme

É comum que neste período do ano ocorra queda na temperatura nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Isso ocorre devido ao inverno, que acontece no Hemisfério Sul. Entretanto, no Ceará ocorrem variações na temperatura, mesmo próximo a Linha do Equador. "Podem ser registradas temperaturas mínimas mais expressivas, porém, menores em relação aos estados mais afastados da Linha do Equador. Além disso, fatores geográficos como altitude (regiões serranas) contribuem ainda mais para temperaturas mínimas mais constantes", pontua.

Além de Barro, os municípios que registraram temperaturas mais altas na tarde de hoje foram: Redenção, com 34.4 ºC; Jaguaribe, com 34.1 ºC; Tauá, com 34.1 ºC; e Barbalha, com 33.5 ºC.