PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Fortaleza tem temperatura de 21º, Sobral e Tauá chegam a 20º: entenda por quê

Fortaleza teve mínima de 21,8°C. De acordo com a Funceme, inverno no Hemisfério Sul, altitude e ocorrência de chuvas contribuem para as baixas temperaturas

Ismia Kariny
12:01 | 07/07/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06.07.2020: Chuva em Fortaleza (Foto: Thais Mesquita)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06.07.2020: Chuva em Fortaleza (Foto: Thais Mesquita)

Fortaleza amanheceu com tempo frio e temperatura mínima de 21,8°C. A temperatura mais amena foi registrada em outras cidades cearenses, principalmente nas regiões Sul e Noroeste do Estado, no início da manhã. O município de Barro registrou 15,4ºC, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Já Tianguá, no Noroeste cearense, e Barbalha, também ao Sul, alcançaram respectivamente temperaturas mínimas de 16,6°C e 17,5°C.

A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, afirma que o inverno no Hemisfério Sul começou no dia 20 de junho. Nessa época do ano, há uma queda na temperatura, que é sentida principalmente no Sul e Sudeste brasileiros. Porém, pela proximidade da Linha do Equador, a redução da temperatura é bem menor no Nordeste. “Mesmo assim, são sentidas pequenas variações”, detalha Meiry.

“Nas últimas 24 h, municípios como Barro, Tianguá e Barbalha apresentaram temperaturas mínimas muito baixas”, ela acrescenta. De acordo com a gerente de meteorologia, a maior perda radiativa ao longo da noite da segunda-feira, 6, causada pela ausência de nuvens, contribuiu para os registros mínimos nos municípios de Barro e Barbalha, no início desta manhã. “As temperaturas mínimas próximas às 6 horas da manhã são mais baixas”, esclarece.

Em Tianguá, soma-se a essa causa o fato de a cidade estar localizada em região de serra, com maior altitude. Já em Fortaleza, a mínima registrada foi de 21,8°C. “No caso da capital cearense, a contribuição e a explicação para isso é um pouquinho diferente. Ontem tivemos em Fortaleza um dia nublado e com chuvas, e temperatura bem mais amena do que o normal”, detalha. De acordo com Meiry Sakamoto, a condição de chuva permitiu registros mínimos nesta manhã, mesmo sem grande perda radiativa na última noite.

Confira os registros de temperatura mínima no Ceará:

15,4°C - Barro
16,6°C - Tianguá
17,5°C - Barbalha
20,3°C - Viçosa
20,6°C - Crateús
20,8°C - Sobral
20,8°C - Piquet Carneiro
20,9°C - Tauá
21,0°C - Morada Nova
21,2°C - Pacajus
21,4°C - Jaguaruana
21,8°C - Fortaleza