Participamos do

Condição de tempo mais estável deve trazer de volta o calor ao Ceará, afirma Funceme

A previsão para esta quarta-feira é de nebulosidade variável. Já no período da tarde e à noite, o céu deve variar entre parcialmente nublado e claro
10:13 | Jul. 08, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Condições de tempo do Ceará ficam mais estáveis até pelo menos a quinta-feira, 9. Com isso, além da expectativa de retorno do calor, deve haver redução nos acumulados de chuva, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nesta quarta-feira, 8, a previsão indica predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões ao longo do dia com possibilidade de chuva na faixa litorânea. O cenário deve se repetir amanhã.

No Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, com dias mais curtos e noites mais longas, segundo afirma a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. O inverno no Hemisfério Sul teve início no dia 20 de junho de 2020, pontualmente às 18h44min, com o Solstício de Inverno. Ele termina com a chegada do Equinócio da Primavera, em 22 de setembro de 2020, detalha a gerente.

Durante essa época do ano, a temperatura média de Fortaleza sofre uma ligeira queda de cerca de um grau. “De acordo com a climatologia, em julho, a temperatura média é de 26,1ºC, e em dezembro a temperatura média na capital cearense é de 27,8ºC. Já a partir de agosto, as normais climatológicas dos municípios monitorados voltam a crescer”, comenta Meiry Sakamoto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do período de inverno, outros fatores podem contribuir para uma variação na temperatura. Conforme observado na última segunda-feira, 6, a temperatura na Capital ficou mais baixa durante todo o dia, por causa da chuva e do céu nublado. Essa condição chegou a influenciar no tempo frio de Fortaleza na terça-feira, 7, quando a mínima chegou aos 21,8°C, mesmo sem grande perda radiativa ao longo da noite anterior. 

Saiba mais

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a temperatura é a grandeza física medida através de escalas termométricas, como graus Celsius, Fahrenheit, Kelvin, entre outros. Ela está relacionada à energia interna de um sistema e depende do grau de agitação de suas moléculas.

Já a sensação térmica está relacionada à temperatura sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade do vento.

“O vento ajuda a dissipar o calor dos corpos e assim proporciona sensação de temperatura mais amena do que a efetivamente medida no termômetro”, esclarece a Fundação. Assim, uma mesma condição de temperatura do ar mais alta, por exemplo, com ou sem presença de vento mais forte, pode dar uma sensação térmica diferenciada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar