Participamos do

Secretaria do Meio Ambiente faz live nesta sexta sobre resíduos plásticos nos oceanos

Evento virtual acontece em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho
11:55 | Jun. 12, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promove nesta sexta-feira, 12, um encontro virtual para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos com palestras sobre resíduos plásticos. O dia foi celebrado na última segunda, 8 de junho, mas live acontece hoje às 14 horas.

Momento contará com dois convidados: o vereador do PDT, Iraguassú Filho, vai abrir o debate e conversar com os internautas sobre a “Lei do canudo em Fortaleza: o consumo de plástico descartável e seus prejuízos ao meio ambiente”. Em seguida, o membro da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM), Juaci Araújo Oliveira, apresentará o tema “Somos todos Oceanos”.

LEIA MAIS - Data de entrega do Plano de Manejo do Cocó será alterada devido pandemia, afirma articulador da Secretaria do Meio Ambiente 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mediação será feita por Massília Albano, técnica da Sema. O tema da live é “O verdadeiro pulmão do mundo: oceanos”, que já antecipa a discussão sobre o potencial dos oceanos de serem responsáveis por absorver um terço do gás carbônico que a humanidade lança na atmosfera. Evento virtual será transmitido pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Você pode acessá-las por aqui:

Facebook da SEMA

Instagram da SEMA 

YouTube da SEMA 

De acordo com Massília, a importância dos oceanos para a dinâmica do clima é grande e o desenvolvimento da humanidade. Ela explica que isso pode ser observado até mesmo na metereologia, que utiliza os oceanos para indicar previsões de chuvas. A live também discutirá a preservação da biodiversidade, assim como a poluição que há tempos afeta mares e oceanos - o que, infelizmente, continua mesmo em tempos de pandemia.

"Os oceanos estão realmente poluídos com o crescente consumo dos plásticos. Durante pandemia, cresceu ainda mais. Já estão encontrando nos oceanos, segundo estudos, resíduos como máscaras, luvas, que são equipamentos muito utilizados nessa fase", acrescenta a técnica.

Programa Praia Limpa

A SEMA vai aproveitar o encontro para lançar a 5° edição do Programa Praia Limpa, que certifica as praias cearenses conforme critérios de qualidade ambiental e de infraestrutura. De acordo com Massília, essa também é uma tática de promover e subsidiar o turismo nas praias cearenses assim que pandemia for controlada.

"Essa certificação tem um viés de juntar as três esferas: poder público municipal, poder empresarial e a sociedade civil organizada dos 20 municípios litorâneos no estado", comenta. Segundo a técnica, com a "praia viva e certificada ambientalmente, atendendo os critérios que a certificação exige, ela pode ser classificada".

LEIA MAIS - Semana do Meio Ambiente debate caça e tráfico de animais silvestres em Unidades de Conservação 

Após lançamento do programa, municípios devem ser capacitados e passarão pela fase de adaptação dos critérios. Ainda durante a live, a Sema disponibilizará para os participantes o cronograma de participação para as regiões interessadas. "Uma praia certificada atrai mais frequentadores, turistas. Vai crescer o nome daquela praia", reforça Massília Albano. A pasta vem promovendo eventos online durante a pandemia do novo coronavírus e todos os funcionários estão trabalhando de casa, segundo a técnica.

LEIA TAMBÉM | Iniciativa governamental reconhecerá praias cearenses com maior preservação do meio ambiente 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar