Participamos do

Conheça Josete de Oliveira, a nova reitora interina da Uece em 2020

A professora constituía a lista tríplice destinada à decisão final pelo governador Camilo Santana e assume o cargo por 90 dias; deliberações sobre o processo eleitoral da universidade continuam no período, como afirma em entrevista ao O POVO
12:24 | Mai. 25, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com atividades suspensas de acordo com o último decreto de isolamento social no Estado, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) escolheu, através de lista tríplice orientada pelo Conselho Universitário (Consu) uma nova reitora interina: a professora Josete de Oliveira foi a escolhida pelo governador Camilo Santana e assume o cargo por 90 dias. O processo eleitoral na universidade continua suspenso devido à pandemia pelo novo coronavírus e Josete substitui o então reitor Jackson Sampaio, cujo mandato terminou no último dia 22 de maio e que vem se recuperando da Covid-19.

Diante da possibilidade de adiamento das eleições universitárias, que deveriam acontecer até então no dia 2 de abril, o Consu concluiu que o cargo ainda assim deveria ser assumido via lista tríplice sob algumas determinações: os candidatos não poderiam estar em chapas que participavam do processo anteriormente; deveria ser membro do Consu e com mais tempo de magistério. Diante da elaboração, o requerimento de mudança no processo eleitoral foi enviado à Assembleia Legislativa e aprovado. Dos três nomes indicados, Josete foi a escolhida.

LEIA TAMBÉM | Pesquisadora da Uece defende medidas mais duras para isolamento social: "Não é colônia de férias"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Josete de Oliveira Castelo Branco Sales tem mestrado e doutorado na área da Educação pela mesma instituição. Há 33 anos faz parte do corpo docente da Uece, com seis anos dedicados à educação básica pública. Em 2013, assumiu a chefia do gabinete da reitoria durante o primeiro mandato do então reitor e vice-reitor Jackson Sampaio e Hidelbrando Soares, respectivamente. Desde 2016, é diretora do Centro de Educação (CED) da universidade estadual e tem experiências nas comissões de elaboração dos Planos Estadual e Municipais de Educação; no Fórum Estadual Popular de Educação do Ceará; no Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); na Câmara de Educação do projeto Fortaleza 2040 e também atuou no Conselho Municipal de Educação da Cidade.

Em entrevista ao O POVO, a reitora afirma que assumirá as responsabilidades anteriores do cargo, como o processo de continuidade do semestre 2019.2. Devido às greves e a outros atrasos, a Uece está atualmente neste período de ensino e, para evitar outros longos atrasos, a instituição vem continuando algumas de suas atividades de formas remotas. "Estávamos com quase 75% do semestre concluído quando veio a pandemia. Alguns professores estão concluindo suas atividades de forma remota, a depender das atividades serem práticas ou teóricas", explica.

A continuidade do processo eleitoral também será uma meta de Josete. "Tão longo seja possível o retorno das atividades presenciais, vamos dar continuidade ao processo eleitoral para a escolha do novo reitor ou da nova reitora". O processo continua em suspensão até os próximos 90 dias, prazo estabelecido para retomada das atividades e que pode ainda ser alterado.

Para Josete, suas expectativas refletem a sua longa e determinada jornada acadêmica. "Muito vem do reconhecimento de que faço um trabalho que já vem sendo desenvolvido. Pretendo dar continuidade a tudo isso.” O desafio de assumir o cargo diante de uma pandemia vai além da responsabilidade de manter as atividades. "É um desafio particular garantir a saúde, o bem-estar e um clima de segurança para garantirmos um retorno breve", conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar