Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dia do Romeiro: estátua do padre Cícero completa 50 anos

O monumento de 27 metros de madeira foi inaugurado em 1969. Hoje, turistas de diversas cidades vão ao local para ver "Padim Ciço" de perto

Inaugurada em 1º de novembro de 1969, a estátua do padre Cícero completa 5 décadas nesta sexta-feira. Localizada na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, a construção se tornou marca registrada na Cidade e fonte de turismo para a região.

O monumento de 27 metros de madeira e gesso começou a ser pensado em 1967. Hoje, turistas de diversos locais se deslocam até Juazeiro do Norte apenas para ver “Padim Ciço” de perto. Além da estátua, o Museu Vivo do Padre Cícero e a igreja na localidade fazem parte da experiência de quem visita a cidade no Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Calculada pelo engenheiro Rômulo Ayres Montenegro, a construção também recebeu a contribuição de Jaime Magalhães, um corretor de imóveis que aumentou o tamanho inicial de sete metros para o que se conhece hoje.

HISTÓRIA DO PADRE CÍCERO

Embora hoje seja conhecido pela sua atuação na Igreja, antes disso padre Cícero chegou a se envolver com política. Ele fez parte do Partido Republicano Conservador (PRC) e trabalhou como prefeito na cidade de Juazeiro do Norte, sendo o primeiro a ocupar o cargo.

Apesar da experiência, foi mesmo pelo milagre da hóstia que padre Cícero é lembrado até hoje. Após colocar a hóstia na boca da beata Maria de Araújo, o padre percebeu que ela havia se transformado em sangue.

TURISMO

Todo o turismo da cidade cresceu em cima disso. Hoje, milhares de pessoas se deslocam para visitar anualmente em todo 1º de novembro e participar dos festejos religiosos na cidade.

O dia 1º de novembro é o Dia do Romeiro, data em que as pessoas se deslocam até a estátua. Devotos de todo o Nordeste se reúnem parar orar sob a estátua e realizar o famoso aceno de chapéus de palha, gesto representa a forma como o padre cumprimentava as pessoas.

Vídeo disponível no Youtube mostra a construção da estátua:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar