PUBLICIDADE
Noticia

Romaria de Finados, em Juazeiro do Norte, deve receber 500 mil fieis até o próximo sábado

Evento religioso é marcado por comoção de romeiros que viajam de outros lugares do País. Neste ano, a festa celebra as cinco décadas da estátua do Padre Cícero, símbolo da região

Rubens Rodrigues
13:25 | 31/10/2019
Dona Maria viaja de Sergipe ao Ceará há 30 anos para visitar o túmulo do Padre Cícero
Dona Maria viaja de Sergipe ao Ceará há 30 anos para visitar o túmulo do Padre Cícero (Foto: Luciano Cesário/ CBN Cariri)

Fieis de vários estados brasileiros já circulam por Juazeiro do Norte, cidade distante 489,5 de Fortaleza, para a Romaria de Finados, a maior do mundo em número de visitantes. A festa é também conhecida por Romaria da Esperança. A expectativa da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Setur) é que cerca de 500 mil pessoas passem por Juazeiro durante esta semana.

Um dos pontos mais movimentados nesta época do ano é a Capela do Perpétuo Socorro, localizada na rua Santa Luzia, no bairro de Socorro, em Juazeiro. Ela recebe celebrações nesta quinta-feira, 31, e centenas de romeiros. O túmulo do Padre Cícero, que fica na Capela, é destino certo dos fieis.

Dona Maria vai da cidade de Areia Branca, Sergipe, há 30 anos visitar o lugar. "Pra mim, isso mudou muita coisa. Foi onde aprendi a mais perdoar o nosso próximo. Foi tudo na vida", afirma. "Hoje tô aprendendo na caminhada, na Romaria, a se amar como irmãos. Foi aqui que encontrei a bênção e a graça".

Neste ano é comemorado o cinquentenário da estátua do Padre Cícero, localizada na Colina do Horto. Durante essas cinco décadas, o monumento se tornou o principal cartão postal de Juazeiro, símbolo da religiosidade popular.

Para celebrar, a cidade recebe, no próximo dia 1º, shows de Fagner, Fábio Carneirinho e Ana Rute, que representou Juazeiro no reality show The Voice Brasil. Os shows ocorrem no largo do Santuário da Basílica Nossa Senhora das Dores.

Com informações do repórter Luciano Cesário/CBN Cariri