Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Manchas de óleo chegam em praia de Icapuí; confira fotos e vídeo

Moradores da comunidade estão se mobilizando para realizar a retirada dessas manchas da praia
21:09 | Out. 21, 2019
Autor Luana Façanha
Foto do autor
Luana Façanha Social media do O POVO.
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Manchas de óleo chegaram no município cearense de Icapuí. Registros de moradores mostram a praia de Barreiras com as manchas espessas, de tamanhos pequenos e médios. Proprietários de barracas e pousadas da região estão se mobilizando junto com a comunidade para a retirada dessas manchas.

Francisco Carlos Farias Ferreira, gerente da barraca João Velho, conta que a preocupação começou no dia 17 deste mês, quando o pescador Francisco José da Costa avistou em alto mar manchas de óleo à 15 milhas da costa. Mas foi hoje, 21, que as manchas chegaram em terra.

Moradores da comunidade estão se mobilizando para realizar a retirada dessas manchas da praia, enquanto membros do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) se reúnem para decidir o que pode ser feito. A Marinha já foi acionada pela comunidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira vídeo feito por morador da região:

João Paulo, secretário do Imfla, afirmou se reuniram hoje para discutir o que poderá ser feito na região. A Marinha esteve presente na região atuando na coleta. João Paulo afirma que amanhã, 22, a equipe do Imfla fará uma vistoria em alto mar para detectar manchas de óleo próxima a estuário da barra grande, local mais fragilizado ambientalmente.

O portal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que desde o dia 2 de setembro vem organizando ações para conter esse vazamento, junto com o Corpo de Bombeiros, a Marinha e a Petrobras. O instituto informa que trata-se de petróleo cru, e não é produzido no Brasil.

De acordo com relatório do instituto, atualizado em 19 de outubro, são mais de seis praias no Ceará atingidas pelas manchas de petróleo. Lagoinha, Paracuru, Sabiaguaba, Praia da Prainha, Caponga e Morro Branco estão entre elas.

>> Saiba o que fazer se encontrar mancha de óleo na praia

Océlio Cruz, 36, é técnico de informática e morador da região do Icapuí. Ele fala que a comunidade está se mobilizando para promover a limpeza da praia, mas a ideia é trazer órgãos municipais, estaduais e federais para resolver a situação. Ele relata o sentimento dos moradores. “O sentimento majoritário e unânime do pessoal é tristeza. Muitos pensavam que talvez nem passasse por aqui. Mas agora chegou e o sentimento de tristeza é visível em todos que se deparam com a cena, ou mesmo vendo uma foto ou um vídeo.”

Clique na imagem para abrir a galeria

Exército se mobilizará

Hamilton Mourão afirmou nesta segunda feira, 21, que o exército reforçará operações para conter o vazamento de óleo em toda a região Nordeste. A 10ª Brigada, sediada em Recife, tem cerca de 4 a 5 mil homens que estão se movimentando para atuar na situação. Ele afirmou que se trata de um “acidente inédito” no mundo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar