Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"Bênção do Chapéu" reúne fiéis para despedida de Romaria de Nossa Senhora das Dores

Romaria ocorre desde o último 31 de agosto, em Juazeiro do Norte, e atraiu cerca de 300 mil devotos de vários estados do País
14:13 | Set. 15, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Reunidos pela fé, devotos de diversas partes do País seguraram seus chapéus por cima da cabeça. A imagem representa a tradicional “Bênção do Chapéu”, que ocorreu na tarde deste domingo, 15, em Juazeiro do Norte. O episódio simboliza a despedida da Romaria de Nossa Senhora das Dores, cerimônia de homenagem à padroeira da cidade que reúne anualmente cerca de 300 mil fiéis no Cariri.

Em sintonia, eles pediram bênçãos para o bispo Dom Gilberto, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. No local, além do bispo, o padre Cícero José, coordenador administrativo da Basílica, e outros representantes da Igreja Católica marcam presença. Os romeiros, então, balançam seus chapéus, enquanto proclamam uma canção em uníssono, marcando o fim da celebração.

A procissão acontece desde o último 31 de agosto, na terra do Padre Cícero, e reuniu devotos de diversos estados, principalmente de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, para prestar homenagem à padroeira. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na tarde deste sábado, 14, uma fila quilométrica de veículos era a imagem da tradicional “Procissão dos Carros”, cortejo que foi puxado por carros, motos, ônibus e paus-de-arara. A passeata atravessou as principais ruas do centro da cidade, em direção à Basílica, distribuindo doces pelos devotos da santa.

O encerramento oficial da romaria ocorre à 17 horas, quando os romeiros prestam uma última homenagem por meio de um cortejo pelas principais ruas da cidade. Às 19 horas, os peregrinos podem participar de um show pirotécnico em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar