PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

"Bênção do Chapéu" reúne fiéis para despedida de Romaria de Nossa Senhora das Dores

Romaria ocorre desde o último 31 de agosto, em Juazeiro do Norte, e atraiu cerca de 300 mil devotos de vários estados do País

14:13 | 15/09/2019
A Romaria da Nossa Senhora das Dores se encerra neste domingo, 15
A Romaria da Nossa Senhora das Dores se encerra neste domingo, 15(Foto: LUCIANO CESÁRIO )

Reunidos pela fé, devotos de diversas partes do País seguraram seus chapéus por cima da cabeça. A imagem representa a tradicional “Bênção do Chapéu”, que ocorreu na tarde deste domingo, 15, em Juazeiro do Norte. O episódio simboliza a despedida da Romaria de Nossa Senhora das Dores, cerimônia de homenagem à padroeira da cidade que reúne anualmente cerca de 300 mil fiéis no Cariri.

Em sintonia, eles pediram bênçãos para o bispo Dom Gilberto, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. No local, além do bispo, o padre Cícero José, coordenador administrativo da Basílica, e outros representantes da Igreja Católica marcam presença. Os romeiros, então, balançam seus chapéus, enquanto proclamam uma canção em uníssono, marcando o fim da celebração.

A procissão acontece desde o último 31 de agosto, na terra do Padre Cícero, e reuniu devotos de diversos estados, principalmente de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, para prestar homenagem à padroeira. 

Na tarde deste sábado, 14, uma fila quilométrica de veículos era a imagem da tradicional “Procissão dos Carros”, cortejo que foi puxado por carros, motos, ônibus e paus-de-arara. A passeata atravessou as principais ruas do centro da cidade, em direção à Basílica, distribuindo doces pelos devotos da santa.

O encerramento oficial da romaria ocorre à 17 horas, quando os romeiros prestam uma última homenagem por meio de um cortejo pelas principais ruas da cidade. Às 19 horas, os peregrinos podem participar de um show pirotécnico em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.