Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Carreata homenageia a padroeira de Juazeiro do Norte; veja vídeos e fotos

Cortejo foi puxado por paus-de-arara, carros, motos e ônibus, todos caracterizados com flores, imagens sacras e balões coloridos
19:27 | Set. 14, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma fila quilométrica de veículos deu forma à tradicional “Procissão dos carros” na Romaria de Nossa Senhora das Dores, realizada na tarde deste sábado, 14, em Juazeiro do Norte. O cortejo foi puxado por paus-de-arara, carros, motos e ônibus, todos caracterizados com flores, imagens sacras e balões coloridos.

A passeata percorreu as principais ruas do centro da cidade, com destino à Basílica, conseguindo atrair a participação e olhares atenciosos das pessoas, principalmente crianças, que disputaram as balas e doces distribuídos pelos devotos da santa – padroeira da cidade.

O momento é considerado um dos pontos altos da romaria e conta com o envolvimento e organização de romeiros de diferentes estados, especialmente de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. “Eu acho linda a procissão. Acompanho todos os anos e ainda pego meus bombons”, disse a romeira Antonia Inocência, de 77 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Padre Cícero José, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a procissão dos carros é um gesto de gratidão dos romeiros ao povo de Juazeiro pela acolhida na festa da “Mãe das Dores”. “Os devotos fazem isso [agradecimento] distribuindo bombons e guloseimas para as pessoas que observam a passeata nas ruas. É o momento em que eles [romeiros] agradecem a hospitalidade e o caloroso acolhimento dos juazeirenses nos dias de romaria”, explica o padre.

Encerramento

Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro, mais de 300 mil pessoas são esperados para o encerramento da romaria de Nossa Senhora das Dores, neste domingo, 15. A programação da festa em homenagem à padroeira de Juazeiro começou ainda no dia 24 de agosto. No entanto, é entre os dias 9 e 15 de setembro que a cidade costuma receber o maior número de visitantes.

Ao longo deste domingo ocorrerão celebrações religiosas em pelo menos cinco locais diferentes: Igreja Socorro, onde o corpo do Padre Cícero foi sepultado; Igreja dos Salesianos; Igreja dos Franciscanos, Igreja do Horto e Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, local onde acontece a tradicional “Bênção do Chapéu”, que simboliza a despedida dos devotos da romaria.

O encerramento oficial ocorrerá às 17h, com a última procissão em homenagem à Mãe das Dores. Após o cortejo à pé, que percorrerá as principais ruas da cidade, os peregrinos participarão de um show pirotécnico, marcado para às 19h, em frente à basílica.

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar