Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sistema Ondas de Leste atinge o Ceará e traz chuva após o fim da quadra

Chuvas atingiram pelo menos 27 municípios nesta quarta-feira, 3. A previsão da Funceme é de nebulosidade variável para quinta, 4, e sexta, 5
11:23 | Jul. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após o término da quadra chuvosa, há naturalmente uma diminuição da quantidade de chuva registrada no Ceará. Nos meses de junho, julho e agosto, chove menos do que a estação chuvosa principal - de fevereiro a maio. “Nos meses mais chuvosos, o principal sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical. Ela atua principalmente de fevereiro a maio. Já de maio, junho e julho, o principal sistema são as Ondas de Leste do Nordeste. Eventualmente, esse sistema atinge o Ceará”, explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), David Ferran.

Em maio e junho, a média mensal é de 200 milímetros (mm). Já em julho, a média em todo o Estado é em torno de 15 mm e no Cariri, 10 mm. No litoral, a média é maior, 30 mm.

Choveu em pelo menos 27 municípios das 7 horas de terça-feira até as 7 horas desta quarta-feira, 3. O dado foi atualizado às 11h10min. Para esta quarta, a tendência é de chuvas isoladas na faixa litorânea e nas regiões do Maciço de Baturité, Jaguaribana e Ibiapaba. "O atual cenário favorável às chuvas ao longo do dia está associado à atuação de áreas de instabilidade atmosférica que se deslocaram em direção ao continente, principalmente, sobre o litoral cearense e áreas próximas. Apesar disto, a previsão é que as condições reduzam já a partir de amanhã (quinta-feira, 4)", informa a Funceme.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do litoral de Fortaleza (Cascavel, Beberibe, Aquiraz, Pacajus, Itaitinga e Horizonte), chuvas isoladas atingiram o Maciço de Baturité (Palmácia e Mulungu), litoral Norte (Amontada), do Pecém (São Gonçalo Do Amarante, Paraipaba e Paracuru) e região da Jaguaribana (Fortim) de terça para quarta-feira. Há possibilidade de chuvas em locais no norte do Estado.

A quadra chuvosa no Estado chegou ao fim em maio com índice dentro da média estimada, conforme noticiou O POVO Online em 1º de junho de 2019. Ao todo, o volume observado chegou a 676,3 milímetros.

Em todas as macrorregiões do Ceará, o mês das férias começou com uma nebulosidade variável, de acordo com a Funceme. O que significa uma parte do céu coberta pelas nuvens, ocasionada por um acúmulo de umidade na atmosfera.

A previsão para esta quarta é de chuvas isoladas na faixa litorânea e nas macrorregiões do Maciço de Baturité, Jaguaribana e Ibiapaba. Nas demais localidades, não há expectativa de chuvas e o céu deve ter uma cobertura variada de nuvens. Para quinta, 4, e sexta, 5, haverá apenas nebulosidade variável em todas as macrorregiões do Ceará).

Chuvas de terça para quarta-feira:

Fortim (33 mm)

Beberibe - Posto Lagoa Funda (29 mm)

Cascavel (29 mm)

São Gonçalo do Amarante - Posto Santo Amaro (25 mm)

Beberibe - Posto Beberibe (22 mm)

São Gonçalo do Amarante - Posto Siupe (20,6 mm)

Amontada (20 mm)

Aquiraz (15 mm)

Pacajus (14 mm)

Itaitinga (14 mm)

Mulungu (12,8 mm)

Palmácia (12,8 mm)

Horizonte (11,8 mm)

Na Capital, choveu 7,0 milímetros (posto Água Fria) e 2,4 (Posto Castelão).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar