Participamos do

Cadastro de barragens particulares ainda é desafio, diz ANA

Barragem do Granjeiro, em Ubajara, está com risco de rompimento. Estrutura é particular
12:34 | Mar. 17, 2019
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No último relatório da Agência Nacional das Águas (ANA) sobre segurança de barragens, publicado em 19 de novembro do passado com dados de 2017, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH-CE) diz que uma das ações pela segurança destas estruturas foi o site Cadastro Estadual de Barragens (CEB). A pasta ressalta, contudo, que o cadastramento das barragens de empreendedores particulares e municipais, e a identificação das barragens sem definição do empreendedor, ainda são desafios.

Neste domingo, 17, após remoção de famílias por causa de risco de rompimento da barragem Granjeiro, que é particular, em Ubajara, O POVO Online questionou a secretaria sobre a presença ou não da barragem na lista de cadastradas. A estrutura está sob risco de rompimento desde a noite deste sábado, 16. Mais de 250 famílias já foram retiradas das proximidades do rio Jaburu e levadas a casa de familiares e ao Santuário da Mãe Rainha

Se figurar entre as estruturas cadastradas, a pasta terá, entre outras informações o nome do empreendedor, da empresa, órgão ou convênio que executou a barragem; nome do engenheiro responsável; a água barrada e o ano de início e conclusão da obra. Estes dados são solicitados no Manual de Preenchimento do Formulário de Cadastro para Barragem de Acumulação de Água. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação a açudes públicos, a SRH-CE informou no documento sobre ofícios encaminhados aos órgãos municipais, estaduais e federais pedindo o cadastro dessas barragens. No Ceará, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) monitora 155 açudes públicos.

Em nota enviada, a SRH-CE diz que a responsabilidade é da ANA, já que se trata de reservatório em rio federal. "No entanto, diante da eminência do rompimento da parede do reservatório, técnicos do sistema hídrico estadual, bem como do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, participam da execução de ações emergências que estão sendo desenvolvidas na barragem", informa a pasta. 

O POVO Online ainda tenta estabelecer contato com a ANA.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags