Participamos do

Riscos na barragem do Granjeiro provocam a remoção de mais de 250 famílias

A remoção tem caráter preventivo, segundo o Corpo de Bombeiros
09:13 | Mar. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 250 famílias que moram ao longo do rio Jaburu, em Ubajara, já foram removidas até a manhã deste domingo, 17. O trabalho começou na noite desse sábado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Ceará, a noite foi "tranquila" na região. O trabalho de realojamento das famílias "é de caráter preventivo e se justifica pela etapa atual das obras de abertura de um novo sangradouro para o açude Granjeiro, localizado entre Ubajara e Ibiapina", informaram os Bombeiros. 

Segundo a corporação, "neste momento, está sendo feita uma redução controlada do nível açude, que se encontra bastante elevado. Por precaução, as comunidades ribeirinhas estão sendo realocadas temporariamente, até o fim desta etapa do processo".

Na manhã deste domingo, 17, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, e o tenente-coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, coordenador estadual de Defesa Civil, deslocaram-se até o local em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para acompanhar as operações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A maior parte das famílias foram removidas para casas de parentes. Apenas 70 tiveram que ser levadas para o Santuário da Mãe Rainha. É importante destacar a importância do apoio da população que ainda não foi removida para que essa etapa do trabalho possa ser concluída com brevidade", informou o coronel Holanda.

O trabalho de remoção é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (Cedec/CBMCE) com a Agência Nacional de Águas, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Companhia Estadual de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e a Prefeitura de Ubajara.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags