Participamos do

Dois açudes sangram no Ceará nesta quinta-feira; veja vídeos

Mesmo o Ceará registrando diminuição de chuvas nos últimos dias desta quadra chuvosa, o açude Germinal permaneceu com volume acima de 90%, em 2019
21:33 | Fev. 14, 2019
Autor Ingrid Campos
Foto do autor
Ingrid Campos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Moradores de Palmácia gravaram o açude Germinal sangrando, nesta quinta-feira, 14. Segundo boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), ele atingiu 100,14% de sua capacidade, de 2.014.427 metros cúbicos. O Tijuquinha, em Baturité, também passou pelo evento, chegando a 100% de seu volume, de 881.235 metros cúbicos, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa não é primeira vez que o Germinal sangra em 2019. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano, o açude registrou a mesma porcentagem desta quinta. Neste ano, ele permaneceu com volume acima de 90%, mesmo com a diminuição de chuvas nos últimos dias desta quadra chuvosa.

Já para o Tijuquinha, o evento dá prosseguimento a um padrão de diminuição gradativa de volume, que começa em julho e vai até dezembro, chegando a menos de 5% de sua capacidade. A partir de janeiro, o nível do reservatório começa rapidamente a subir até começar a quadra chuvosa, de fevereiro a maio, e superar os 90%.

Moradores registraram o ocorrido em Palmácia e compartilharam nas redes sociais. "É lindo, tem outra palavra, não", diz Marilza Nobre, moradora da região.

Apesar de registrarem os mais altos níveis de água, Germinal e Tijuquinha não foram os que mais receberam aporte nesta quinta. Neste caso, são eles: Itaúna, Tucunduba, Batente, Gameleira e São José I.

Além deles, os açudes Jenipapo e Cocó, que sangrou no último dia 8, estão com níveis elevados,chegando a 91,94% e 93,8%, respectivamente, nesta quinta.

Barragem Germinal, em Palmácia.
Barragem Germinal, em Palmácia. (Foto: Aurélio Alves/ O POVO)

Abastecimento abaixo de 30%

Os demais 104 açudes estão com volume inferior a 30%, no Estado. Desses, 15 estão secos e 29 em volume morto. 

Quatro bacias registraram volume percentual inferior a 10%. São elas: Alto Jaguaribe (5,82%), Banabuiú (6,89%), Médio Jaguaribe (3,68%) e Sertões de Crateús (5,33%).

Redação O POVO Online

Com informações da repórter Jullie Vieira 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags