Participamos do

Entenda as poucas chuvas registradas no Ceará nos últimos dias

A sensação de calor é considerada alta devido às altas temperaturas e à baixa incidência de ventos
16:33 | Fev. 13, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nos últimos dias, o Ceará tem registrado uma baixa quantidade de precipitações, mesmo após o início da quadra chuvosa, período do ano mais favorável para maiores índices pluviométricos. A queda na frequência acontece após o Estado atingir 41,7% da média histórica de chuvas para o mês nos primeiros seis dias de fevereiro.

Essa diminuição é justificada pelo posicionamento do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Estado. A atuação do VCAN favorece as precipitações nas periferias da área em que atua e limita nas regiões mais centrais. Isso bloqueia a atuação de um outro sistema que atua historicamente no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Entretanto, esse quadro deve mudar nos próximos dias. David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), afirma que a previsão é que o VCAN se afaste do Ceará e as chuvas voltem com maior intensidade em todas as regiões do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mapa mostra municípios que registraram chuva entre as 7 horas dessa terça-feira e o mesmo horário desta quarta-feira
Mapa mostra municípios que registraram chuva entre as 7 horas dessa terça-feira e o mesmo horário desta quarta-feira (Foto: Reprodução/Funceme)

Choveu em 15 municípios nas últimas 24 horas, entre as 7 da manhã desta terça-feira, 12, e o mesmo horário desta quarta-feira, 13, segundo a Funceme. A maior precipitação do dia foi registrada no município de São Benedito, na região de Ibiapaba, com 58 milímetros (mm). Em Fortaleza, o posto de Messejana atingiu a marca de 5.4 mm.

Previsão

Para esta quarta-feira, 13, céu parcialmente nublado na Faixa Litorânea. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas isoladas. Na Capital, a temperatura deve variar entre 24ºC a 32ºC.

Sensação Térmica

Nos últimos dias, Fortaleza tem enfrentado uma sensação de calor muito intensa. Esse ponto é influenciado essencialmente por três fatores: uma temperatura maior, ventos mais fracos e uma maior umidade do ar. Com a ocorrência das chuvas, a tendência é que ocorra uma melhora, com temperaturas um pouco mais amenas e a possível ocorrência de ventos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags