PUBLICIDADE
Jornal
Para fevereiro

Chove 41,7% da média história em apenas seis dias

| Para fevereiro | Somente nos primeiros seis dias deste mês, as chuvas no Ceará chegaram à proporção de 49,5 milímetros. Normal histórica é 118,6 milímetros. No entanto, semanas sem chuva em meses da quadra são comuns

08/02/2019 01:39:15
TEMPO de chuva em Mombaça, no Centro do Estado
TEMPO de chuva em Mombaça, no Centro do Estado

As precipitações deste mês, até o momento, trazem esperança de boa quadra chuvosa. Somente nos seis primeiros dias de fevereiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou proporção de 49,5 milímetros (mm) de chuvas em todo o Estado. Esse número representa 41,7% da média histórica para todo o mês, que é de 118,6 mm. As águas dessa quinta-feira atingiram 148 das 184 cidades do Ceará. O fenômeno El Niño, que estava previsto pelo prognóstico da Funceme, ainda não se definiu.

Em Fortaleza, os registros de chuva foram ainda maiores. Nos seis primeiros dias de fevereiro, um total de 128,6 mm de chuvas caiu sobre a Cidade. O número representam 78% da média para o mês, que é de 163,2 mm.

"É cedo para afirmar, mas é provável ultrapassar a média histórica. Começamos fevereiro bem, mas não é possível garantir se deverá haver um bom período de chuvas", informa o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. A tendência é de chuvas até o início da tarde de hoje. Após esse período, a inclinação, segundo o meteorologista, é de redução das precipitações para o fim de semana.

O El Niño é um fenômeno que se caracteriza por um aquecimento acima do normal nas águas do Oceano Pacífico Equatorial e costuma influenciar em redução drástica de chuvas no Nordeste. Este ano, segundo Fritz, essa condição meteorológica ainda não se formou, mas poderá vir a acontecer. "Ele interfere negativamente e diretamente na qualidade da nossa quadra chuvosa".

A previsão para saber se o El Niño deve ou não se constituir só será possível de se perceber na segunda quinzena de fevereiro. Pelo prognóstico divulgado pela Funceme em janeiro, a probabilidade de chuvas para fevereiro, março e abril é de 40% para em torno da média, 30% para acima e 30% para abaixo da média.

As precipitações nesse período de fevereiro a maio são esperadas e ocasionadas graças à Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico que atua durante a quadra.

No intervalo entre as 7 horas do dia 6 e as 7 horas do dia 7, as chuvas mais volumosas foram registradas nos municípios de Granja (108 mm), Litoral Leste do Estado; Boa Viagem (70 mm), na região Centro-Oeste do Ceará; e em Ipaumirim (67 mm), no Cariri.

 

ANGÉLICA FEITOSA

TAGS