Mesmo com liberação, universidades públicas do Cariri adiam retomada das aulas presenciais

UFCA e Urca anunciaram que vão manter o ensino remoto pelo menos até o fim do semestre letivo

Embora o Governo do Ceará tenha autorizado o retorno das aulas presenciais no ensino superior, instituições como a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca), no Interior Sul do Estado, decidiram manter o ensino remoto pelo menos até o encerramento do semestre letivo. A decisão de adiar a retomada presencial, de acordo com as reitorias das duas instituições, segue deliberações dos comitês internos de enfrentamento à Covid-19.

Pelo decreto estadual que começou a valer nessa segunda-feira, 28, universidades e faculdades públicas e privadas do Ceará podem funcionar com até 50% da capacidade, desde que mantenham a opção pelo modelo remoto aos alunos e professores que ainda não estão seguros para o retorno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio de nota, a UFCA informou que o retorno das aulas teóricas e práticas no formato presencial dependerá do avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19, com exceção do curso de medicina, que vai retomar as atividades laboratoriais a partir do dia 5 de julho. Professores, em sua maioria, já foram imunizados com a primeira dose. Entre os alunos, a quantidade de vacinados é mínima, pois a maior parte dos discentes pertence a faixas etárias entre 18 e 30 anos, ainda não alcançadas pela campanha.

“Entendemos que, para o retorno seguro às atividades presenciais, será necessária ampla vacinação, com primeira e segunda doses”, diz trecho de comunicado enviado pela reitoria à comunidade acadêmica. O texto ainda lembra que, conforme resolução do Conselho Universitário (Consuni) da UFCA, as aulas remotas serão mantidas pelo menos até o fim do semestre 2020.2, vigente até o dia 6 setembro. A decisão seguiu recomendação do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19.

Na Urca, o retorno presencial também não irá acontecer neste semestre. A reitoria informou que vai obedecer a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, que, em reunião realizada no dia 11 de junho, deliberou pela continuidade do modelo de aulas a distância.

O adiamento da volta às salas de aulas divide opiniões entre os universitários ouvidos pela Rádio CBN Cariri. A estudante do curso de Jornalismo da UFCA, Geneuza Muniz, aponta que ainda não há ambiente seguro para o retorno. “Sou favorável que volte o modelo presencial em setembro, quando há a previsão de que todos os cearenses acima de 18 anos já estejam vacinados pelo menos com a primeira dose”, afirma.

Já para Ednei Oliveira, estudante de Direito na Urca, o retorno teria de ser imediato. Ele acredita que, quanto mais o ensino remoto for postergado, menor será a qualidade da aprendizagem dos alunos. “É fundamental que as aulas retornem imediatamente, em qualquer área. Este está sendo um período de muitas perdas na qualidade do ensino. É necessário que os alunos voltem o quanto antes às salas e aula”, opina o universitário.

As aulas presenciais em instituições de ensino superior do Ceará estavam suspensas desde março do ano passado, quando foram registrados os primeiros casos de coronavírus no Estado. Em abril, o Governo já havia autorizado a retomada das atividades para os ensinos infantil e fundamental. No mês passado, o ensino médio também recebeu liberação.

                              Com informações do repórter Guilherme Carvalho/CBN CARIRI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UNIVERSIDADES CARIRI; AUAS PRESENCIAIS; ENSINO SUPERIOR CARIRI; PANDEMIA COVID-19; ENSINO REMOTO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar