Frei Gilson vira centro de polêmicas; entenda críticas ao religioso

Frei Gilson vira centro de polêmicas; entenda críticas ao religioso

O sacerdote reúne fiéis durante a quaresma para lives, mas internautas já apresentaram críticas ao religioso. Conheça frei Gilson

Reunindo cerca de 6,56 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, o religioso frei Gilson utilizou a plataforma nos últimos dias para a transmissão de lives do Rosário da Quaresma. Em seu 5º dia, nesta segunda-feira, 10, já atingiu 3,2 milhões de visualizações.

Apesar da popularidade nas redes sociais (o sacerdote tem 7,8 milhões de seguidores no Instagram e mais de 822 mil seguidores no TikTok), a atuação do frei também foi alvo de críticas recentes dos internautas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os motivos, um sermão feito no Dia Internacional da Mulher, com falas que repercutiram negativamente.

Após se encontrar no centro de outras polêmicas, frei Gilson está agora no centro de uma polarização política. Nos últimos dias, recebeu apoio do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entenda as críticas ao religioso e o que motivou posicionamentos a favor e contra frei Gilson.

Quarta de Cinzas: o que não pode comer? ENTENDA tradição que inicia a Quaresma

Frei Gilson: entenda polêmicas

O religioso tem posicionamentos conservadores, especialmente quanto às questões de gênero. Uma das polêmicas levantadas nas redes sociais, com a inclusão de trechos da gravação, relembra as falas do frei durante um sermão para o Dia Internacional da Mulher no sábado, 8 de março.

“Essa é a fraqueza da mulher: ela sempre querer mais. 'Eu não me contento só em ter as qualidades de uma mulher. Eu quero mais'. E isso é a ideologia dos mundos atuais”, disse. “Vou até usar a palavra que vocês já escutaram muito: empoderamento. ‘Eu quero mais’. É claro ver que Deus deu ao homem a liderança”, seguiu.

Outros internautas afirmaram que trechos avulsos retiraram a fala de contexto e indicaram momentos diferentes do sermão.

Em vídeo de apoio, Nikolas Ferreira lamentou as críticas dirigidas ao frei. “Fica aqui a minha solidariedade, o meu apoio ao frei Gilson, aos católicos”, afirmou.

Nesta segunda-feira, 10, o ministro do Esporte, André Fufuca, apresentou sua solidariedade ao religioso por meio de mensagem na rede social.

“A religião transcende ideologias e partidos políticos. Criticar a fé ou os religiosos, de qualquer crença, é um desvio do que realmente importa: a busca pela união, pelo amor e pela paz”, afirmou.

Retiro de Carnaval do Renascer 2025 reuniu 5 mil pessoas por dia, diz organização | SAIBA MAIS

Frei Gilson: quem é o religioso?

Nascido em São Paulo, Gilson da Silva Pupo Azevedo (Frei Gilson) tem 38 anos de idade e também é conhecido por sua atuação como cantor. O sacerdote já interpretou as músicas “Eu Te Levantarei”, “Eu Subirei” e “Tua Graça me Basta”.

Faz parte da comunidade dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo e lidera o ministério Som do Monte. Desde a pandemia de Covid-19, realiza celebrações ao vivo nas redes sociais durante as madrugadas.

Em razão da Quaresma deste ano, Gilson iniciou uma série de transmissões ao vivo às 4 horas celebrando o santo rosário e reunindo milhares de fiéis no YouTube, onde tem 6,64 milhões de inscritos, e no X.

Comentários nas postagens de divulgação no Instagram reúnem pessoas cuja fé vão para além da católica. Há quem se defina como espírita, protestante ou evangélico e declara estar participando das celebrações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar