Perseguição a traficante e tiroteio fecham avenida no RJ; entenda
A movimentação ocorre após troca de tiros em operação policial que procura pelo traficante Peixão no Complexo de Israel; entenda situação no Rio de Janeiro
Uma operação policial no Rio de Janeiro culminou em troca de tiros na tarde desta quarta-feira, 12, após informação de que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido por Peixão, estaria em uma casa no Complexo de Israel.
A ação marcou o segundo dia consecutivo em que a Avenida Brasil foi fechada por tiroteios. De acordo com a Agência Brasil, no dia anterior, terça-feira, 11, o motivo foi outra operação policial, localizada na Vila Kennedy, na zona oeste do Rio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O fechamento da avenida, segundo a Polícia Civil, foi solicitado para a garantia da segurança da população nesta quarta. O confronto também fechou a Linha Vermelha.
RJ: avião com destino a Fortaleza aborta decolagem após bater em carro | SAIBA MAIS
RJ: o que aconteceu no Complexo de Israel?
A Polícia Civil divulgou em nota que a ação pretendia checar informações de inteligência sobre a facção criminosa que atua na região. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar na Cidade Alta.
O Complexo de Israel, onde Peixão supostamente estaria, faz parte do Terceiro Comando Puro (TCP), um dos grupos criminosos no Rio de Janeiro. O local é conhecido por sua forte relação com o narcopentecostalismo O conceito é usado por pesquisadores para se referir à relação entre as facções do narcotráfico e a religião neopentecostal.
, incluindo a presença de uma estrela de Davi neon, instalada no alto de uma das construções.
A ação conjunta do Comando de Operações Especiais (COE) e a Secretaria de Estado de Polícia Civil, ocorre nesta quarta-feira, 12, no complexo de comunidades de Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral, fazendo parte da Zona Norte.
A operação segue em andamento, segundo informe da secretaria, e um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Corporação foi atingido. Durante a ação, foi necessário realizar um pouso para avaliar as condições da aeronave.
Incêndio atinge fábrica têxtil no Rio de Janeiro; cerca de 100 pessoas estavam no local | ENTENDA
RJ: por que fecharam a Avenida Brasil?
Segundo a nota da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, o fechamento preventivo da Avenida Brasil é uma medida de segurança para resguardar a população durante a operação policial nos arredores.
Ainda de acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), um ônibus que circulava na linha 774 (Madureira x Jardim América) foi atingido por um tiro.
PF cumpre quatro mandados em Fortaleza durante operação contra corrupção em escolas do RJ | VEJA
RJ: quem é o traficante Peixão?
Popularmente conhecido pelo apelido Peixão, Álvaro Malaquias Santa Rosa é alvo da operação que acontece no Rio de Janeiro. O homem é responsável pelo controle do tráfico no Complexo de Israel.
Em outubro de 2024, a Polícia Civil formalizou uma apuração sobre o suposto crime de terrorismo praticado por Peixão, após o autointitulado traficante evangélico ter ordenado aos subordinados que atirassem na população local. A informação é da Folha de S. Paulo.
Peixão também é considerado como o fundador do Complexo de Israel, no Rio de Janeiro.
(Com Agência Brasil)