Idoso perde tudo após fogo de queima de lixo invadir sua casa no RJ
Altamiro Lourenço, de 65 anos, estava dormindo quando a casa dele, no Rio de Janeiro, começou a pegar fogo. Moradores fazem vaquinha para ajudar o vizinho
O autônomo Altamiro Lourenço, 65, estava dormindo quando sua casa começou a pegar fogo. O incêndio aconteceu na última sexta-feira, 23, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
"Comecei a gritar e o pessoal veio me ajudar por causa do fogo. Eu não conseguia acordar, acordei meio aéreo porque eu estava no meio do fogo", lembrou ele.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Foi então que os moradores da comunidade se juntaram para tentar apagar o fogo com baldes de água, enquanto esperavam a chegada do Corpo de Bombeiros.
Mesmo assim, aquilo que seu Altamiro conquistou com tanto suor, foi consumido pelas chamas. “Eu não sei o que vou fazer da minha vida. Eu não sei por onde começar”, lamentou em entrevista ao g1-RJ.
Queima ilegal de lixo
Segundo testemunhas, o incêndio chegou até a casa de seu Altamiro após um homem ter ateado fogo em um monte de lixo próximo a uma área de vegetação. O tempo seco e o vento espalharam as chamas no local da Pedra do Sapo, que em seguida atingiram a casa do idoso.
Ainda, de acordo com informações do g1-RJ, os Bombeiros do quartel de Ramos começaram o trabalho por volta das 15 horas da sexta, pedindo reforço ao quartel da Penha uma hora depois. Apesar dos esforços, à noite o fogo ainda não havia sido totalmente controlado.
A queima de lixo é considerada crime, segundo a Lei de Crimes Ambientais. Na norma, é descrito como crime o ato de causar poluição que coloque em risco a saúde humana, a segurança dos animais ou destrua a flora.
A pena para o crime é de até quatro anos de reclusão, com penalidades mais brandas em casos onde não houve intenção e penas maiores em situações mais graves.
LEIA MAIS | Incêndio atinge terreno baldio na Praia de Iracema, em Fortaleza
Moradores fizeram vaquinha para ajudar o idoso
Devido ao incêndio, a estrutura da casa de Altamiro foi comprometida e estava com risco de desabamento. Por isso, ele foi orientado pela Defesa Civil a deixar o local e procurar alojamento em um abrigo.
Os moradores da comunidade, ao ver a situação do vizinho, decidiram fazer uma vaquinha nas redes sociais para ajudar o idoso a se recuperar do dano.
No perfil do jornal comunitário Voz das Comunidades no Instagram, é possível ter acesso ao Pix de Altamiro. Veja os detalhes:
- Chave Pix: (21) 98588-9893
- Banco: Caixa Econômica Federal
- Titular: Altamiro Lourenço da Silva