Brasileiros viajam para 215 nações e buscam título de casal mais jovem a visitar todos os países do mundo

O casal visitou 215 países em dez anos, sendo 193 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outros 22 países que não são. A filha deles, com menos de 2 anos já visitou 16 países

Há dez anos Rafael e Lídia Diedrich começavam uma viagem ao redor do mundo. O planejamento inicial era que o feito fosse concluído em oito anos, mas por causa da pandemia de Covid-19 e das restrições sanitárias, a jornada se alongou por mais dois anos. Apesar do contratempo, ele, aos 31 anos, e ela aos 30, se tornaram o casal mais jovem a visitar todos os países do mundo. Ao todo foram 215 territórios, sendo 193 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outros 22 países que não são.

Em entrevista ao O POVO, Rafael conta que a vontade de viajar o mundo foi inspirada por seu pai, técnico de triatlo e que constantemente estava "com o pé na estrada" por causa do trabalho. A rotina do pai, porém, não permitia que ele levasse o filho e a família junto com ele.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Eu pensava: para eu poder viajar como ele eu vou precisar ou ser atleta ou encontrar um outro meio de conseguir ir nesses lugares. Então daí surgiu essa ideia de viajar o mundo, inspirado nas viagens que o meu pai fazia”, contou o teólogo e neurocientista. 

O início da jornada ao redor do mundo

O início da jornada foi em agosto de 2012, quando o casal tinha 20, Lídia, e Rafael, 21
O início da jornada foi em agosto de 2012, quando o casal tinha 20, Lídia, e Rafael, 21 (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Ao ver a inspiração de Rafael pelas lembranças e histórias do pai, Lídia embarcou na animação do esposo e começou a percorrer os lugares mais inusitados e impressionantes da Terra. O início da jornada foi em agosto de 2012, quando ela tinha 20 anos e ele, 21. Dois anos depois, em 2014, com o carimbo de seis países no passaporte, o casal traçou uma meta de conhecer 50 países antes de completar 30 anos.

O desenvolvimento da meta, porém, ocorreu mais rápido do que o esperado por causa da proximidade geográfica e acordos diplomáticos de algumas nações. "As viagens que nós fazíamos pra Europa, só de carro, a gente passava por muitos países. Isso fez a gente ligar um alerta... bom, acho que dá pra dobrar a meta, vamos para 100 países”, conta Rafael.

Após estabelecerem o novo objetivo, o casal precisou de um tempo para planejar com cuidado a logística das viagens para que pudessem aproveitar o máximo possível em cada continente. Além disso, foi necessário estudar cada país, organizar planilhas e conversar com órgãos de turismo, imigração e relações exteriores como o Itamaraty.

Rafael conta que eles precisaram estudar ainda sobre as regras da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), companhias aéreas e os hubs que existem em cada cidade ou país.

Além disso, eles pesquisaram maneiras de como atravessar fronteiras em países com maiores restrições para entrar e como conseguir vistos para turistas, como Eritréia, na África Oriental e Coréia do Norte.

“Nós tivemos que estudar um pouco sobre como é lidar com a questão de não falar a língua de em certos lugares que não falavam nem português, inglês ou espanhol, que as são línguas que nós dominamos” diz o viajante. “Tudo isso foi feito com muita dedicação, então muitas noites pra conseguir chegar ao objetivo final”, completa.

Casal brasileiro é o mais jovem a visitar todos os países do mundo e listam as nações que mais impressionaram

O casal conheceu 215 países, sendo 193 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU)
O casal conheceu 215 países, sendo 193 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto: Arquivo Pessoal)

De todos os lugares visitados, o casal responde que “sem dúvidas”, a passagem pela Islândia foi a que mais marcou. Lá eles viram a aurora boreal e a geologia vulcânica.

“Nós tivemos uma grande impressão com a grandiosidade da África. Há uma falsa impressão de que a África não é tão grande por conta da estrutura cartográfica chamada estrutura eurocentrista de cartografia. Então nós nos impressionamos com o tamanho da África que possui cinquenta e quatro países”, disse.

Após tantos momentos inesquecíveis, os brasileiros decidiram ter a sua história eternizada na história ao perseguir o título de casal mais jovem do mundo a visitar todos os países do Planeta. O processo de validação do recorde teve início no dia 28 de agosto pelo Guiness World Records e será finalizado em 180 dias.

Para isso, foi necessário que o casal garantisse a veracidade da visita através de um formulário de comprovação feito por um residente de casa país, além de carimbos em passaporte e outros documentos, até mesmos fotos e vídeos foram solicitados. Neste processo, Lídia busca ainda ser reconhecida como a primeira mulher brasileira a visitar todos os países do mundo. 

Perrengues de viagem

Entre lugares incríveis, paisagens de tirar o fôlego e aventuras que ficarão na memória, alguns “perrengues” ocorreram durante as viagens. Entre as lembranças não tão agradáveis, Rafael menciona a vez em que foi atacado por um canguru da montanha, na Papua-Nova Guiné.

"“Fiquei muito preocupado se eu teria que tomar alguma vacina de raiva ou se eu teria um problema por ter sido atacado por esse canguru. Ele furou os dois lados da minha perna, sangrou bastante, tive que ser atendido”.

"

Outro momento de tensão aconteceu na fronteira entre Bielorrússia e Polônia, que vivem uma grave tensão nos limites de seus territórios. O casal foi confundido com espiões e tiveram o carro revistado, separaram o casal durante horas para averiguar o que eles queriam no país.

Além disso, em março de 2019, o casal decidiu de última hora trocar o voo saindo de Adis Abeba, na Etiópia, com destino a Nairobi, no Quênia, e mudaram o destino para Camarões, oito horas antes de decolar. Horas depois, eles descobriram que a aeronave que eles embarcariam se não tivessem mudado os planos havia caído, matando 157 pessoas entre passageiros e tripulação.

E em meio às aventuras ao redor do mundo, em 2020, uma nova, e ilustre, companhia chegou para completar os últimos países que faltavam na lista do casal. A pequena Liz nasceu em agosto daquele ano e registra visita em 16 nações com apenas um ano e 11 meses.

Rafael relata ainda que o feito somente foi possível de ser feito com segurança porque Lídia é enfermeira obstetra com especialização em aleitamento materno, o que garantiu que a filha pudesse acompanhar a trajetória dos pais ainda recém-nascida.

Entre um embarque e outro, o casal criou um perfil no Instagram para compartilha fotos e vídeo das viagens. No perfil, os brasileiros compartilham ainda dicas para quem quer se aventurar pelo mundo. Nos destaques da rede social, eles acumulam registros e afetos da passagem por todas as nações em que estiveram. O perfil conta com mais de um milhão de seguidores. Confira:

Confira notícias relacionadas

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

casal brasileiro volta mundo brasileiros visitam paises mundo turismo recorde turismo internacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar