O mundo visto de cima: concurso elege melhores fotos de drone de 2022; confira
Confira as imagens dos vencedores
O Drone Photo Awards, uma competição internacional que está na sua 5ª edição e elege as melhores fotografias aéreas feitas por drones, anunciou os vencedores da edição de 2022. Foram mais de 2,6 mil participantes de 116 países.
O vencedor geral deste ano é uma foto tirada pelo fotógrafo francês Armand Sarlang, durante a erupção do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia. Ela mostra uma abertura secundária aberta a alguns metros da cratera principal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na categoria Casamento, o grande vencedor foi o "Como um quadro pintado", do fotógrafo Krzysztof Krawczyk, da Polônia. Na imagem, uma mulher deitada em uma árvore derrubada em um rio, dá a sensação de uma ilusão de ótica e faz parecer que ela está flutuando em um céu estrelado.
Intitulada como "Telhados do bairro de Kartoffelraekkerne", feita pelo ucraniano Serhiy Vovk, a fotografia ganhou na categoria Urbano. Ela é a captura de casas construídas no bairro Kartoffelraekkerne, em Oesterbro, feitas para as famílias da classe trabalhadora no final de 1800.
Já a categoria Vida Selvagem, a "Solidariedade", fotografia do iraniano Mehdi Mohebipour, conquistou o prêmio internacional. Ela mostra um grupo de flamingos dormindo juntos à noite. As diferentes tonalidades de cores chama a atenção na imagem.
A foto que venceu a categoria Esportes foi a imagem aérea que mostra participante de uma competição de esqui em Szklarska Porba, na Polônia em março de 2022.
Na categoria Pessoas, o primeiro lugar do pódio foi para a fotógrafa Anindita Roy na cidade de Bangladesh. Ela registrou um homem deitado em uma rede improvisada no porto fluvial de Sadarghat de Dhaka.
O suíço David Rouge ganhou na categoria Natureza com a fotografia intitulada como "Encontro", que recebe esse nome por causa do encontro do deserto com o oceano. Com o auxílio do drone, o fotógrafo capturou as formas das dunas ao lado da faixa de areia do mar.
A categoria Abstrata foi vencida pelo fotógrafo Saurabh Sirohiya, da índia. Nela, funcionários de uma salina movem o sal em um formato de linhas circulares, parecida com o sol, para permitir que o sal tenha evaporação.
Por fim, a categoria séries, que tem a regra de trazer imagens sobre um único tema, premiou Dmitry Kokh, fotógrafo russo, que percorreu mais de 1200 milhas ao longo da costa da ilha de Kolyuchin.
De acordo com os organizadores, o concurso Drone Awards '"é um dos concursos de fotografia com maior participação internacional", chegando a ter, na edição de 2020, quase 14 mil imagens de fotógrafos amadores e profissionais de 104 países em todo o mundo.
Confira: