Conheça o brasileiro que faz pinturas em muros e já chamou atenção de famosos de Hollywood

Entre as personalidades homenageadas, estão a modelo mirim Egypt Sarai, dos Estados Unidos, Taís Araújo e Rihanna

Quem passa pelas ruas da cidade de Trindade, Região Metropolitana de Goiânia, certamente já ficou encantado com a criatividade e beleza das artes feitas por Fábio Gomes Trindade, 31, nos muros da cidade. Mas engana-se quem acha que suas obras ficaram apenas em Goiás. Elas ultrapassaram o Brasil e foram compartilhadas por personalidades negras como Viola Davis e Tina Knowles, mãe da cantora Beyoncé.

Em entrevista ao O POVO, Fábio conta que sua relação com arte começou na infância. Desde os oitos anos de idade já era apaixonado por desenhos. Suas grandes inspirações, conta, sempre foram os animes que assistia na televisão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Na infância, sempre fui apaixonado por desenho, assistia anime na televisão e comecei a reproduzir no caderno e a tomar gosto pela arte. Desde então nunca parei”, disse.

Da paixão pelos desenhos até se tornar artista

Apesar do fascínio pela arte ter surgido cedo, demorou um tempo para Fábio começar a trabalhar com pinturas. Antes, ele era servente de pedreiro mas, sempre que podia, treinava os desenhos em uma folha de papel e levava para os colegas de profissão para avaliarem o que produzia.

O pintor conta que eles sempre comentavam que Fábio tinha talento e o encorajavam a seguir carreira artística. Confira uma das obras dele:

As dificuldades de se sustentar com arte e o primeiro viral

Mesmo com a paixão pela arte o incentivo de amigos e conhecidos, o brasileiro comenta demorou bastante até conseguir sobreviver apenas com o trabalho como artista. 

“Quando eu decidi sair foi muito difícil porque às vezes eu chegava a ganhar menos do que quando era servente. Nunca desanimei, pois era algo que eu gostava de fazer e lutei para conseguir viver da arte. O incentivo que o pessoal me dava, foi me dando força pra continuar”, relatou o artista.

A primeira arte que viralizou nas redes sociais, sendo comentada até pela famosa atriz de Hollywood, Viola Davis, ocorreu em 2020, durante a pandemia de Covid-19. A postagem exibia uma obra pintada em um muro da cidade com o rosto de uma mulher negra e o “cabelo” feito pelas folhas de um pé de acerola.

O artista conta que não estava com muito dinheiro na época, quando lembrou que tinha um material de pintura em sua casa. Mesmo com a situação financeira “apertada” ele resolveu fazer o que gostava e começou a procurar um local que ele pudesse usar como tela para a sua obra. Foi aí que ele encontrou o lugar ideal.

"“Eu fui lá e pedi autorização, porque eu sempre tive vontade de fazer. Então a dona do muro, que também era uma pessoa humilde, aceitou. Eu nem cobrei, e fiz arte. Nunca imaginei que ela iria chegar tão longe. E aí, a mãe da Beyoncé e a Viola Davis compartilhou uma foto dela”, falou.

"

Para ele, essa foi uma oportunidade de mais pessoas conhecerem o seu trabalho, mesmo durante a pandemia, com as restrições sanitárias, os compartilhamentos fizeram com que outras pessoas gostassem do que ele havia feito.

Fábio conta ainda que com a repercussão, a procura começou a aumentar tanto, que não estava conseguindo “dar conta” de tantos pedidos. Veja um exemplo da produção dele:

 

Criatividade nos tijolos de cada esquina

Para compor as imagens, o artista usa a criatividade e a imaginação para utilizar todo o ambiente existente ao redor do local na concepção das obras. 

A natureza e as pessoas são as grandes inspirações do autor. Em suas obras, Fábio relata sempre tentar passar uma mensagem, como a valorização da natureza e questões raciais.

“Eu quero mostrar através da minha arte que isso é algo lindo. Cada um tem sua beleza natural e é mais ou menos isso que eu busco”, disse.

Entre as personalidades homenageadas, estão a modelo mirim Egypt Sarai, dos Estados Unidos, Taís Araújo, Rihanna, entre outros. Confira:

Confira notícias relacionadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pintro brasileiro muro brasil pintor goias viola davis arte rua meio ambiente negritude

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar