Ação com bicicletas compartilhadas une arte local e mobilidade urbana em Fortaleza

Ação promoveu intervenções artísticas no sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar. Ao todo, dez artistas tiveram 30 bikes como novo suporte para se expressar

A manhã deste domingo, 25, foi repleta de programação gratuita para os fortalezenses no Parque do Cocó. Dentre as ações realizadas, esteve um passeio ciclístico cultural. A iniciativa faz parte das ações do projeto BicicletArte, que está entregando ao Bicicletar 30 bicicletas pintadas por diferentes artistas urbanos da Capital.

"É uma forma de levar a arte para as ruas. Além disso, temos esse ano o projeto de levar saúde para a cidade. Então, a gente entendeu que todas as pontas se uniam", conta Natália Latini, coordenadora de marketing da Unimed. A cooperativa médica é patrocinadora do sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza e está à frente da ação cultural.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Natalia explica que mais de 30 inscrições foram recebidas em julho. Ao fim, dez artistas foram selecionados a partir da curadoria e avaliação técnica do Acidum Project, duo formado pelos artistas cearenses Tereza Dequinta e Robézio Marqs. Cada um teve três bikes para serem suas novas telas.

"Pintar em um suporte totalmente diferente de uma parede foi bem desafiador, mas também foi muito satisfatório", afirma Alexsandra Ribeiro, uma das artistas selecionadas.

"É uma expectativa boa essa de ver a bike circulando com as nossas artes pela rua", completa a muralista cujos trabalhos são focados em questões de gênero e raça.

Para Amanda Nunes, o processo de criação e pintura das bikes foi "muito interessante e simbólico".

"Já andei muito de Bicicletar quando cheguei a Fortaleza", conta a artista que é natural de Brasília e morou em Pacajus antes de viver na Capital. Para o projeto, Amanda criou três "seres-bike" inspirados nos elementos naturais terra, água e fogo.

"Minha ideia de arte urbana é que ela seja pública democrática. Nada mais legal de você poder fazer a arte para ela ser em movimento e ver que ela pode transitar na Cidade", opina Jr. Zapata. Também foram selecionados: Concha Arte, Jyubee, Marta Brizeno, Miguel Naturê, Neto Sousa, Pirata Hemfil e Rafael Limaverde.

Além das dez bikes expostas neste domingo e já disponíveis nas estações do Bicicletar, outras 20 bicicletas foram suporte para a arte local. Antes de ganhar as ruas e colorir a Cidade, os trabalhos estarão juntos em uma mostra aberta ao público no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), do dia 28 de setembro ao dia 16 de outubro.

O BicicletArte é uma realização do Instituto Unimed Fortaleza com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Fortaleza, apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Serttel.

Serviço

BicicletArte - Exposição no MIS

Mostra de 20 bikes pintadas por 10 artistas urbanos

Quando: de 28/9/2022 a 16/10/2022, das 13 às 20 horas

Onde: Museu da Imagem e do Som do Ceará (av. Barão de Studart, 410 - Meireles, Fortaleza)

Gratuito

 

Matéria atualizada em 26/09/2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bicicletar arte urbana unimed bicicleta compartilhada bibicleta Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar