Pintura feita com Inteligência artificial ganha concurso de arte e gera debate entre artistas

A obra de arte "Théâtre D'opéra Spatial" foi criada com sistema de Inteligência Artificial no discord e ganhou o primeiro lugar em concurso de arte, no estado do Colorado, nos Estados Unidos

Jason Allen, presidente da empresa de jogos de mesa Incarnate Games, venceu o concurso ‘Colorado State Art Fair’ na categoria de "artistas digitais emergentes" com a obra "Théâtre D'opéra Spatial", feita usando o Midjourney, um sistema de inteligência artificial no discord, que permite criar imagens apenas escrevendo alguns comandos de texto como: "Gato dormindo em sofá no estilo de Van Gogh".

A obra de Allen venceu outras 18 e conquistou o primeiro lugar, ganhando o prêmio de US$ 300,00.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mesmo não ultrapassando nenhuma das regras do concurso, outros artistas se enfureceram com o ganhador.

“Estamos vendo a morte da arte se desenrolar diante de nossos olhos”, disse um usuário do Twitter. “Se os trabalhos criativos não estão a salvo das máquinas, mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então?”

Em resposta ao tweet acima, um usuário comentou que os juízes não sabiam que era gerado por I.A. e que não "um bom presságio para a discussão de ilustração 'humano vs I.A.'".

Vários debates têm surgido após o caso de Allen ser exposto. O ganhador respondeu a seus críticos dizendo saber que o assunto seria “controverso”.

“Como é interessante ver como todas essas pessoas no Twitter que são contra a arte gerada pela IA são as primeiras a jogar o humano debaixo do ônibus ao desacreditar o elemento humano! Isso parece hipócrita para vocês?”, disse.

Um outro usuário comparou a arte feita com inteligência artificial com a fotografia. “Esta é a reação que os humanos tiveram quando a fotografia foi criada. não sou contra I.A. art, mas usando I.A. ganhar um concurso de pintura é como levar uma fotografia a um concurso de arte hiper-realista. eu acho I.A. arte deveria ter sua própria categoria concorrente, como você sabe... fotografia”.

— SalsaR4nch (@SalsaR4nch) September 7, 2022

Outros casos em relação a controvérsias sobre a Inteligência Artificial com a arte já ocorreram anteriormente. No início deste ano, uma I.A. chamada Jarvis foi a curadora da Bienal de Bucareste, desenvolvida por um software romeno que programou o algoritmo para selecionar artistas e desenvolver um conceito curatorial em torno de vários parâmetros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Inteligência Artificial Arte Estados Unidos Tecnologia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar