Cinzas do cachorro Shurastey chegam ao Brasil 2 meses após morte nos EUA
O velório e a cremação do influenciador e tutor do Shurastey, Jesse Koz, ocorreu em junho
As cinzas de Shurastey, cachorro que morreu ao lado do tutor Jesse Koz em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil nessa segunda-feira, 1°. A informação foi publicada em uma rede social por Susana, tia do Jesse. "As cinzas do Shurastey estão em casa! Foi um movimento lento e silencioso de amor e união!", escreveu. O velório e a cremação de Koz, digital influencer brasileiro, aconteceram no início de junho, em Santa Catarina.
O cachorro foi cremado em 26 de maio nos Estados Unidos logo após o acidente. O procedimento foi pago com o dinheiro arrecadado através de uma vaquinha online que, em cerca de três horas, bateu a meta de R$ 120 mil. A cremação foi uma exigência da legislação internacional para que os restos mortais do cão pudessem retornar a Santa Catarina. Também por conta de normas sanitárias, o corpo de Shurastey não pôde ser transportado junto ao de Jesse. "Não veio como carga", escreveu a tia, na publicação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a familiar, as cinzas do golden retriever foram trazidas por uma “irmã de vida” e viajaram com “dignidade, com amor, respeito e carinho”. “Em matéria, eles estão se reencontrando, na mesma ordem em que chegaram um na vida do outro”, cita o perfil.
Desde 2017, o influencer Jesse Koz e o cão dele Shurastey viajavam o mundo em um fusca 1978. O veículo adaptado, que foi apelidado carinhosamente como Dodongo, continha, inclusive, barraca de teto. Juntos, eles percorreram 16 países, além do Brasil.
Em entrevista ao O POVO, em abril de 2022, menos de um mês antes do acidente, Jesse relatou que, antes da viagem, era vendedor num shopping local. À época, já tinha o Dodongo, seu Fusca, e o Shurastey. Cansado da rotina, decidiu largar o emprego e trancar a faculdade de Educação Física. Ele vendeu móveis, videogame e moto. Com R$ 10 mil, resolveu viajar pela América Latina, começando pelo Uruguai.
O acidente
O cão e o tutor sofreram um acidente de carro na cidade de Portland, nos Estados Unidos, na manhã de 23 de maio de 2022. Eles estavam a caminho do estado norte-americano do Alasca, quando sofreram uma grave colisão com outro veículo.
Segundo o que foi veiculado pela mídia local, o brasileiro tentou desviar de um engarrafamento. No entanto, colidiu de frente com um veículo que vinha na direção contrária. O motorista do outro carro teve ferimentos leves, mas Koz e Shurastey não resistiram.