Aneel deve rever aumento de tarifa da Enel Ceará e outras 12 empresas

Reajuste no Ceará foi de 24%, enquanto no Brasil inteiro média de aumento ficou em 18%; decisão foi tomada durante reunião da diretoria da Agência nessa terça-feira, 28

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em reunião nessa terça-feira, 28, fazer nova análise sobre o reajuste das tarifas de energia elétrica em 13 concessionárias do serviço no Brasil. No Ceará, o acréscimo aprovado na conta de energia chegou a 25,12%. No Brasil, o aumento médio foi de 18%.

Em alguns dos casos, a Agência compreendeu que o reajuste aplicado já engloba a devolução de impostos determinada pela Lei 14.385, sancionada na segunda-feira, 27, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Para estas concessionárias, o reajuste seguirá o que havia sido aprovado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso da Enel Ceará e as outras 12 concessionárias, porém, o acréscimo deve ser revisto. A compreensão da diretoria da Aneel é que elas receberam autorização para um reajuste acima do aprovado pela nova lei, e passarão por processo de revisão. Veja ao fim do texto quais empresas de energia elétrica tiveram o aumento mantido, e quais terão nova análise da Agência.

Isso não significa, porém, que a tarifa de energia destas concessionárias irá diminuir. A estimativa é que os aumentos que já estavam previstos, incluindo o de 25,12% para o Ceará, sejam menores que o calculado anteriormente.

A Aneel não informou quando o aumento de cada empresa será reavaliado. Também não há previsão de quanto será reduzido no reajuste destas concessionárias.

Empresas de energia que tiveram aumento da tarifa mantido

  1. Cemig Distribuição S.A. (a partir de 22 de junho);
  2. Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) (a partir de 29 de junho);
  3. Copel Distribuição S.A (a partir de 22 de junho);
  4. Enel Distribuição São Paulo (a partir de 4 de julho);
  5. Energisa Minas Gerais (a partir de 22 de junho);
  6. Energia Nova Friburgo (a partir de 22 de junho);
  7. Energisa Tocantins (a partir de 4 de julho);
  8. RGE Sul Distribuidora de Energia S.A. (a partir de 22 de junho).

Empresas de energia que terão aumento da tarifa revisto

  1. Celpe;
  2. CPFL Paulista;
  3. CPFL Santa Cruz;
  4. Enel Distribuição Ceará;
  5. Enel Distribução Rio;
  6. Energisa Borborema;
  7. Energisa Mato Grosso;
  8. Energisa Mato Grosso do Sul;
  9. Energisa Sergipe;
  10. Light;
  11. Neoenergia Coelba;
  12. Neoenergia Cosern;
  13. Sulgipe.

Mais notícias nacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aneel tarifa energia elétrica aumento redução reunião diretoria

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar