Alpinistas são surpreendidos por paisagem congelada, ventos fortes e frio de -12º no Paraná

Um grupo de quatro amigos foi ao local sem saber que enfretaria uma sensação térmica de -12º graus

Um grupo de alpinistas foi surpreendido após subir o Pico de Caratuva, no Paraná, na última terça-feira, 19, e encontrar uma paisagem congelada. O guia de montanhas Jhoni Siclei, de 36 anos, e mais três amigos, foram ao local sem saber que enfretariam uma sensação térmica de -12º Celsius, além de fortes ventos.

Embora tenha pesquisado antes de ir até ao pico, localizado a 1860 metros de altitude, o homem relatou que não estava esperando encontrar nem uma temperatura tão baixa nem ser pego pelos efeitos do ciclone Yakecan, que virou tempestade e atinge parte do território brasileiro. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o portal O Globo, o grupo começou a subida na segunda montanha mais alta do Sul do país às 22h20, chegando ao pico por volta da 00h30.

A ideia dos amigos era ver o dia nascer no local para fazer imagens aéreas do alvorecer. Jhoni acabou por filmar, no entanto, o cenário glacial encontrado pelo grupo. Assista

O Brasil vive uma onda de frio incomum, principalmente para o mês de maio. Na última quinta-feira, 19, Brasília, por exemplo, registrou 1,4ºC, a temperatura mais fria de sua história.

A queda brusca dos termômetros se deve ao ciclone Yakecan, que, com uma "trajetória anômala", arrastou uma corrente de ar da Antártida e se espalhou pelo interior da América do Sul.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

frio ciclone ventos fortes paraná frente frio neve gelo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar