"Governo Federal deu as costas para educação", afirma presidente do Todos pela Educação

Priscila Cruz foi entrevistada no programa O POVO no Rádio deste sábado, 19

Em entrevista à Rádio O POVO CBN na manhã deste sábado, 19, a cofundadora e presidente do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, afirmou que o Governo Federal “deu as costas para a educação.” A entrevista foi concedida ao programa “O POVO no Rádio”, que vai ao ar de segunda à sexta, das 9h às 11h.

Para a especialista, as aulas remotas trouxeram consequências “cruéis” para alunos mais pobres. “Temos observado um esgotamento do ensino remoto. Esse modelo servia bem para um curto prazo, mas após 15 meses percebemos que não funciona.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Priscila, há uma queda nos índices de qualidade na educação, deixando o País com números semelhantes aos registrados há uma década. “Só iremos ter uma noção maior quando houver a retomada das aulas presenciais, após novas avaliações”, explica.

Priscila também criticou a falta de atuação do Governo Federal durante a crise. “O governo simplesmente deu as costas para a educação, não assumindo seu papel constitucional, principalmente durante a pandemia, quando as desigualdades se acentuam,” critica.

| LEIA MAIS | Brasil ultrapassa a marca de 500 mil mortes por Covid-19

Atos contra Bolsonaro reúnem manifestantes no Interior do Ceará

Conforme Priscila, o processo de vacinação dos professores é fundamental para a retomada das aulas presenciais. Ela critica, porém, o fato de aproximadamente um terço dos docentes terem sido imunizados com a vacina produzida pela AstraZeneca, por conta do intervalo maior entre primeira e segunda dose, que é de 90 dias.

“Precisamos de uma retomada gradual e segura das aulas presenciais. Por isso gostaríamos que os professores fossem imunizados com a Coronavac ou Pfizer, que tem intervalos menores.
Ainda durante a entrevista a gestora elogiou a atuação do governo do Ceará na educação.

“Tenho tido conversas com a vice-governadora Isolda Cela e ela tem se mostrado muito sensível. O Ceará tem sido um farol para o Brasil na educação. Tem criado iniciativas que vão guiar outros estados durante a abertura gradual e segura das escolas,” finaliza.

A vacinação de profissionais da educação no Ceará teve início no dia 29 de maio. Os primeiros a serem imunizados foram os professores da educação básica, iniciando pelos mais velhos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

entrevista opovo cbn educação pandemia pandemia covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar