PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Enem 2021: diretor de área responsável pelo exame é exonerado do Inep

Decisão de deixar o cargo foi tomada pelo próprio servidor, por motivos pessoais, segundo o G1

10:22 | 26/05/2021
A mudança foi publicada na edição desta quarta-feira, 26, do Diário Oficial da União. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A mudança foi publicada na edição desta quarta-feira, 26, do Diário Oficial da União. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Após dois meses no cargo, o tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva foi exonerado da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A mudança foi publicada na edição desta quarta-feira, 26, do Diário Oficial da União.

Essa é a diretoria responsável, por exemplo, pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ainda não tem data marcada em 2021, e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cuja aplicação neste ano ainda é incerta.

De acordo com o portal G1, o Inep afirmou que a decisão de deixar o cargo foi tomada pelo próprio servidor, por motivos pessoais. Ele havia assumido a função em março, após seu antecessor, Carlos Roberto Pinto de Souza, morrer por complicações da Covid-19.

Substituto

 

No lugar de Alexandre, assumirá Anderson Oliveira, que passou os últimos meses na Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep. Anderson foi escolhido pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, para ocupar o cargo interinamente.

Ele trabalha na autarquia desde 2013. Já atuou como gerente de projetos e fez parte do Programa de Produção Estatística Educacional (que reformulou os censos de educação). Também foi assessor de gestão no gabinete da Presidência.

Desde abril, desempenhava a função de coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).