Resultados preliminares de "vacina universal" contra coronavírus são divulgados

Os resultados em grupos de macacos foram satisfatórios, e agora o imunizante segue para testagem em grupos controlados

Pesquisa feita por Cientistas da Duke University, nos Estados Unidos, mostra resultados iniciais de uma pesquisa sobre o desenvolvimento de uma “vacina universal” contra o coronavírus. O imunizante protegeria contra atuais e futuros betacoronavírus. Os resultados preliminares foram publicados nessa segunda-feira, 10, na revista científica Nature.

Foram testadas dois tipos de vacinas em grupos de macacos, e o resultado mostrou que eles conseguiram gerar anticorpos múltiplos contra a família do betacoronavírus Sars-Cov-2, causador da atual pandemia de Covid-19. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Sars-CoV-2 é o responsável ainda pelas epidemias da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que surgiu na China, em 2002; e da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada na Índia.

O imunizante "universal" também funciona contra as variantes britânica (B.1.1.7), brasileira (P.1) e sul-africana (B.1.351). Os pesquisadores também encontraram resposta imune em macacos para o SARS-Cov-1 (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e à cepa batCoVs.

A pesquisa segue para a fase de testagem em grupos controlados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina universal vacina múltipla coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar