Participamos do

Alinhamento entre Júpiter e Saturno pode ser visto a olho nu até dia 21 de dezembro

Fenômeno total dos dois planetas ocorre no próximo dia 21 de dezembro, data marcada pela noite mais longa do ano
07:25 | Dez. 17, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os planetas Júpiter e Saturno entrarão, durante os próximos cinco dias, em um fenômeno chamado “grande junção”, um alinhamento raro que não ocorria desde a Idade Média. O alinhamento total dos dois planetas ocorre no próximo dia 21 de dezembro, data marcada pela noite mais longa do ano, conhecida como solstício de inverno. O fenômeno irá fazer com que os astros pareçam uma única estrela brilhante no céu.

O fenômeno também poderá ser visto da Terra a olho nu a partir da noite desta quarta-feira, 16. Aos que estiverem próximos à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno limpo e sem nuvens, a visão será nítida do fenômeno.

Já para quem observar o alinhamento total na próxima segunda-feira, 21, verá um “disco duplo”, como descrevem os astrônomos. Aos que tiverem telescópio, conseguirá ver até mesmo os anéis de Saturno e os cinturões de Júpiter, já que ambos os planetas estarão mais próximos da Terra também. As informações são do portal G1.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Dezembro terá conjunção de gigantes, eclipse solar e chuva de meteoros

Apesar de ambos os astros se alinharem a cada duas décadas, este fenômeno se diferencia pois os dois planetas estarão muito mais próximos um do outro, a uma distância não vista há pelo menos meio século. Única aproximação tão perto entre os astros teria ocorrido em 16 de julho de 1623.

Em entrevista à BBC, o astrônomo Patrick Hartigan, da Universidade de Rice (EUA), afirmou que um alinhamento tão próximo pode ter ocorrido em 4 de março de 1226. O cientista explicou à agência britânica que quem perder a “grande junção” entre Júpiter e Saturno terá uma nova oportunidade de assistir a olho nu o balé dos dois astros somente daqui a 60 anos.

“Aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400”, diz Patrick Hartigan à BBC.

Leia Também | A astronomia perde o radiotelescópio de Arecibo

Segundo os astrônomos, a raridade do fenômeno é explicada pelo próprio movimento dos dois planetas, além do da Terra: enquanto o nosso planeta leva um ano para dar uma volta no Sol, Júpiter leva 12 anos e, Saturno, 30 anos. Assim, após 21 de dezembro, Júpiter e Saturno voltarão a se distanciar e já não será mais possível ver o movimento da Terra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar