Participamos do

Alinhamento entre Júpiter e Saturno será transmitido ao vivo nesta segunda-feira, 21

Visibilidade a olho nu do fenômeno conhecido como "grande conjunção" vai depender das condições meteorológicas. A transmissão é uma parceria entre Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência da UFC
10:25 | Dez. 19, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem quiser acompanhar com mais detalhes o alinhamento entre os planetas Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar, poderá assistir a uma live marcada para ocorrer nesta segunda-feira, 21, a partir das 18 horas, no canal da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A transmissão é fruto de uma parceria entre a Seara e o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e contará com os comentários do professor Dr. Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar).

O alinhamento total dos dois planetas ocorre na segunda-feira, 21, data marcada pela noite mais longa do ano, conhecida como solstício de inverno. O fenômeno, conhecido como "grande conjunção", irá fazer com que os astros pareçam uma única estrela brilhante no céu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A "grande conjunção" demora décadas para acontecer, mas desde 1200 que os gigantes gasosos não estavam tão próximos um do outro e só foram vistos a olho nu há quase 800 anos, devendo acontecer novamente apenas em 2080.

Aos que estiverem próximos à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno limpo e sem nuvens, a visão do fenômeno será nítida.

LEIA MAIS | Alinhamento entre Júpiter e Saturno pode ser visto a olho nu até dia 21 de dezembro

Conforme o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, a live foi pensada como forma de continuar ofertando ao público informações sobre Astronomia e Ciência. Por causa da pandemia de Covid-19 e, agora também em reforma, o Planetário Rubens de Azevedo segue fechado.

"Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições meteorológicas, mas poderá ser visto também a olho nu. Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação", afirma o professor Dermeval.

 

Serviço

Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência da UFC realizam transmissão ao vivo da Conjunção de Saturno e Júpiter


Quando: 21 de dezembro de 2020 (segunda-feira)
Horário: das 18 horas às 19h
Onde: Canal da Seara da Ciência no YouTube

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar