Participamos do

Coronavac: Vacina chinesa pode ser comprada por estados, afirma Mourão

A declaração veio um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmar que o Governo Federal não irá adquirir as doses do imunizante
15:54 | Out. 22, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que os estados brasileiros podem adquirir por conta própria a Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech contra a Covid-19. A declaração, feita nesta quinta-feira, 22, veio um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmar que o Governo Federal não comprará as doses do imunizante. As informações são do jornal Correio do Povo.

Testada no Brasil pelo Instituto Butantan, a vacina já é considerada uma das mais seguras dentre todas que estão na fase de testagem. No início desta semana, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a assinar um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses do imunizante- mas Bolsonaro desautorizou a ação e alegou "descrédito" na vacina.

| LEIA MAIS |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Vacina russa tem várias questões em aberto"

30 milhões de doses da vacina de Oxford devem ser entregues no fim de janeiro, informa Camilo

Com a forte repercussão do assunto, Mourão optou por reforçar a decisão do Governo Federal e garantiu ainda que "todo mundo ", inclusive os estados que tiverem recursos, podem comprar a vacina. Como única restrição, o general afirmou que o imunizante precisa ser certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O vice-presidente também reforçou que a vacina será produzida no Butantan, sendo apenas os insumos vindos da China. Em relação ao posicionamento de Bolsonaro, Mourão alegou que está tendo "muita especulação em cima disso". 

Atualmente, apenas a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e testada no Brasil, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, está incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Nessa última semana, um brasileiro que era voluntário nos testes faleceu em decorrência de complicações da Covid-19- mas ele não utilizava o imunizante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar