Participamos do

App mostra os pratos mais pedidos pelos brasileiros durante a pandemia

Entre os mais pedidos, destacam-se lanches, massas e pratos estrangeiros. Embora esteja na lista, a culinária brasileira ficou de fora do pódio
12:54 | Ago. 26, 2020
Autor Leonardo Igor
Foto do autor
Leonardo Igor Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na lista dos pratos mais pedidos pelos brasileiros por aplicativo no período da quarentena, o tradicional arroz com feijão ficou fora do pódio, segundo levantamento do app Rappi obtido com exclusividade pelo O POVO.

A partir de março, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a crise sanitária causada pelo novo coronavírus como uma pandemia, os pedidos de refeição por delivery via app dispararam no Brasil. E, em meio a esta crescente, destacam-se lanches, massas e pratos estrangeiros.

Em primeiro lugar, a opção mais pedida pelos brasileiros foi o sanduíche. O petisco lidera todos os pedidos entre as opções de comida de plataforma, seguido pelo popular sushi, de origem japonesa. Em terceiro lugar estão as pizzas, receita também importada. Somente em quarto lugar aparecem pratos da culinária brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os pratos componentes do ranking se mantiveram praticamente os mesmos de antes da pandemia, mas, entre os 10, a posição interna mudou. "A principal mudança que notamos foi um aumento de pedidos tanto de comida brasileira quanto de comida saudável, o que fez com que ultrapassassem os pedidos de sobremesa durante a pandemia. Isso significa que, dentro de casa, o brasileiro e o cearense optaram por comer melhor", explica Wilson Cabral, diretor geral de Nordeste do Rappi.

Na última sexta-feira, 21, os dados da Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que, de fato, nos últimos anos, o arroz e o feijão perderam mais espaço à mesa dos brasileiros, embora ainda sejam, de longe, os alimentos preferidos.

Segundo a pesquisa, a frequência diária do consumo de arroz recuou de 84% para 76% dos brasileiros entre 2008-2009 a 2017-2018, assim como o de feijão caiu de 72,8% para 60%, enquanto o de sanduíches teve aumento em todas as regiões do País, de 8,3% para 13,8%. O consumo de pizzas cresceu em quase todas as regiões, com exceção do Sul, e principalmente entre os mais jovens - adolescentes chegam a comer quatro vezes mais pizza que os idosos.

Confira a seguir a lista das categorias de pratos mais pedidos no app Rappi durante a pandemia no Brasil*:

1. Burgers
2. Comida japonesa
3. Pizza
4. Comida brasileira
5. Grelhado
6. Itens de padaria
7. Sobremesas
8. Comida italiana
9. Alimentação saudável
10. Comida árabe

Qual a culinária estrangeira preferida do brasileiro no período? Confira a seguir, segundo as categorias em que os pratos estão divididos no Rappi*:

1. Japonesa
2. Italiana
3. Árabe
4. Asiática
5. Mexicana

* Os nomes estão de acordo com a nomenclatura com que são divididos no aplicativo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar