Participamos do

IBGE: Nordeste é segunda região com maior frequência de consumo de café no País

O consumo é relatado por 80,5% da população, segundo mostrou a "Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil", da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018

O Nordeste é uma das regiões em que se consome café com mais frequência, conforme relatado por 80,5% da população, ficando atrás só do Norte (83,3%). A média de consumo nacional do produto é de 78,1%. É o que mostra a “Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgada nesta sexta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, o consumo médio de café é de 151,9 gramas ao dia para os nordestinos. Nesse indicador per capita (por cabeça), o Sul detém o maior índice (184,6 g/dia), apesar de ter frequência de consumo menor (78,1%). Ainda assim, o consumo de café caiu nos últimos anos no Nordeste, reduzindo de 83,5% para 80,5% desde a POF 2008-2009.

LEIA MAIS | Nordeste supera média nacional no consumo de milho e feijão verde/corda, mas fica abaixo em frutas e verduras, mostra IBGE

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro alimento com consumo acima da média brasileira no Nordeste é o arroz, frequentemente consumido por 80% dos nordestinos, ultrapassando o percentual de 76,12% no País. O consumo por pessoa é de 138 gramas ao dia.

Outros alimentos como milho e preparações à base de milho (25,8%), batata doce (4,5%), aves (37,4%), peixes frescos (8,2%), ovos (18,1%) e sucos (39,1%) se sobressaíram no Nordeste em relação à média nacional.

Mais comparações entre regiões no Brasil

 

O novo inquérito alimentar do IBGE revelou também redução de consumo da carne bovina em todas as regiões brasileiras e aumento na frequência de consumo de carne suína. No Nordeste, a carne de boi caiu no consumo de 44,4% para 33,5% entre as pesquisas 2008-2009 e 2017-2018.

A carne suína, por sua vez, aumentou sua frequência de consumo entre os nordestinos, de 2,0% para 4,5% nesse período. Para as aves houve aumento no Norte, Nordeste e Sudeste, com redução no Sul e Centro-Oeste. A redução no consumo de ovos se deu fundamentalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O consumo de refrigerante foi maior na região Sul (20,4%), sendo o dobro do estimado para as regiões Norte (12,3%) e Nordeste (12,3%). O Sul destacou-se também por médias elevadas de consumo per capita de massas, macarrão e preparações à base de macarrão, café e chá.

Com relação à proporção dos alimentos consumidos fora de casa, a comparação entre as regiões brasileiras mostrou que nas regiões Norte e Nordeste os alimentos com maior proporção eram marcadamente as bebidas alcoólicas.

Fora de casa, os nordestinos, por exemplo, consomem mais cerveja (65,7%), bebidas destiladas (72,9%), vinho (55,3%) e outras bebidas não alcoólicas (51,1%).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar